Reacts de Ciro atingem 26 milhões nas redes, Lula é a próxima vítima

reacts de ciro gomes atingem 26 milhões de usuários, lula é a próxima vítima
Botão Siga o Disparada no Google News

Não obstante os obstáculos materiais e políticos, a pré-campanha de Ciro Gomes continua subindo degraus e demonstrando que João Santana segue na vanguarda da comunicação política no Brasil. Dados de diversas redes sociais mostram que os vídeos ‘reacts’ de Ciro contra seus adversários já atingiram 26 milhões de usuários.

O pré-candidato do PDT tem investido na internet para se comunicar com o público jovem e criou um podcast semanal chamado ‘Ciro Games’ com uma estética inspirada nos videogames no qual ele recebe convidados da política e da cultura, além de sua própria família. Sua companheira, Giselle Bezerra, apresenta o programa com Ciro, e eventualmente seus filhos aparecem para jogar e/ou ensinar o pai a jogar videogames. A própria Giselle é bastante letrada na linguagem dos games e mostra muita destreza com o joystick.

Nas duas últimas semanas, Ciro estreou um novo quadro no podcast com os chamados reacts (reações, em inglês), que são um formato de conteúdo audiovisual marcante da nova geração de redes sociais. Esse tipo de vídeo não é propriamente uma novidade, tendo como maior ícone recente o streamer Casimiro, que além de comentar esportes e videogame, ganhou notoriedade ao reagir de forma cômica e carismática a outros tipos de conteúdos, desde programas pseudo-jornalísticos de defesa do consumidor a influencers que postam vídeos sobre lancheiras infantis.

Esse formato é muito útil para um candidato famoso por ser um exímio debatedor como Ciro Gomes, tendo em vista que seus adversários fogem de um debate com ele como o diabo foge da cruz. Sergio Moro já recusou diversos questionamentos de jornalistas e do próprio Ciro sobre um debate entre os dois presidenciáveis, bem como Bolsonaro e Lula já sinalizaram um pacto tácito de não participarem dos debates de primeiro turno.

O fato é que com as novas tecnologias da comunicação uma campanha sofisticada e moderna como a de Ciro consegue impor um “debate involuntário” com seus adversários. Foi o que ele fez em seus dois primeiros reacts tendo como alvos Moro e Bolsonaro.

Foram produzidos 101 vídeos no Youtube sobre os ‘React do Cirão’, acumulando 4.575.687 visualizações, sendo 26 vídeos sobre react a Bolsonaro e 42 vídeos sobre react a Moro.

Foram publicadas 19 matérias alcançando 369 mil leitores nas redes sociais, e certamente muito mais nos próprios sites onde foram publicadas. No Facebook, as notícias somaram um percentual favorável de ‘reações’: 65% Love, 32% Haha, 2% Wow, 1% Angry, 0% Sad.

No Twitter, postagens sobre os reacts atingiram 18,6 milhões de pessoas, divididos entre Bolsonaro como alvo que alcançou 2,5 milhões de internautas, e Moro que atingiu 16,1 milhões de pessoas.

No TikTok, a página oficial do Ciro Gomes acumulou 2.364.900 visualizações em conteúdos de react, enquanto 59% de todos as visualizações foram em vídeo sobre Bolsonaro e a farofa, e 31% vieram de react sobre Moro e a condenação de Lula.

No total, somam-se 26 milhões de usuários impactados nas redes sociais com a série ‘React do Cirão’, até agora.

Nesta terça-feira, Lula será a próxima vítima em um episódio do podcast ‘Ciro Games’ que contará com as participações ao vivo dos humoristas Nil Agra e Gustavo Mendes antes do quadro ‘React do Cirão’, o que deve impulsionar ainda mais a audiência e estimular a propagação do react nos amplos públicos dos convidados.