FHC faz 92 anos

FHC faz 92 anos
Botão Siga o Disparada no Google News

Hoje é aniversário de um dos maiores canalhas da história brasileira. FHC foi o grande organizador do modelo econômico de reprodução do capitalismo dependente brasileiro depois da ditadura empresarial-militar. Qual a essência desse modelo?

Acompanha.

Privatizar total ou parcialmente (e enterrar a ideia de economia pública) nos setores de maior renda da economia. Mineração, telecomunicações, petróleo, construção civil, infraestrutura, geração e distribuição de energia etc. Tudo nas mãos do capital (normalmente estrangeiro). Em paralelo, turbinar a dinâmica primário-exportadora da economia. Uma grande feitoria para produção de soja, minério e petróleo bruto, laranja, carne de café etc. Reforçar o caráter de uma economia voltada para fora, irresponsável e criminosa com o povo trabalhador.

Como consequência, manter sensações cíclicas e rápidas de melhora da economia atraindo capital estrangeiro com os maiores juros do mundo e com zero contrapartida. Sabe Cuba antes da Revolução que era um bordel dos EUA? Somos o bordel mundial da especulação financeira.

Aumentar sempre mais a superexploração da força de trabalho e manter de forma permanente milhões de trabalhadores na informalidade/desemprego. Precarizar ao máximo os serviços públicos e fazer de um emprego merda e de baixo salário o horizonte geral de vida do povo. Por fim, destruir a capacidade de planejamento estatal, atacar ao máximo a possibilidade de criar um sistema nacional de ciência e tecnologia e fazer do aparato público uma fonte de lucro para mercado privado oferecendo sempre serviços precários e sem universalidade.

O Brasil de FHC, com poucas mudanças, segue funcionando. Uma economia de joelhos para o imperialismo, dominada por uma burguesia interna canalha e praticando uma guerra permanente contra o povo trabalhador. Um país, nesse modelo econômico, sem futuro e condenado.