Pesquisa IPESPE: Moro desce e Ciro Gomes sobe

ipespe ciro sobe moro desce
Botão Siga o Disparada no Google News

Ciro Gomes está se impondo como único candidato viável na alternativa a Lula e Bolsonaro diante do cenário de derretimento da candidatura de Sergio Moro. A previsão de que Moro será candidato a senador pelo Distrito Federal subiu largos degraus com a pesquisa IPESPE de hoje.

O instituto de pesquisa dirigido por Antonio Lavareda apontou que Sergio Moro caiu de 9% para 8% e Ciro Gomes subiu de 7% para 8%. Além disso, a rejeição de Moro aumentou de 51% para 53% e sua possibilidade de voto caiu três pontos de 31% para 28%.

Além disso, Ciro Gomes possui a menor rejeição entre os primeiros colocados, e o maior índice de “poderia votar”, indicando ampla margem para crescimento.

Essa excelente pesquisa para Ciro Gomes também vem acompanhada de um excelente momento político para ele.

Foi Ciro que desgastou Moro nas redes sociais após a patética entrevista do ex-juiz suspeito para o Flow Podcast. O vídeo de reação de Ciro às bobagens ditas por Moro, que foram ridicularizadas até pelo simplório Monark, repercutiram em todas as bolhas da internet, inclusive entre insuspeitos lulistas e bolsonaristas.

Além disso, do lado de Lula, apesar da submissão do PSB ao favoritismo do ex-presidente, o PT não consegue entrar em acordo nos palanques regionais inviabilizando a desejada federação que submeta todo os partidos da esquerda.

Gilberto Kassab tem recusado todas as investidas de Lula para iniciar um romance abusivo com o PSD, assim como o que tem com PCdoB, PSOL e PSB. Com a iminente desistência da pré-candidatura de Rodrigo Pacheco, Kassab está a procura de um novo candidato forte alternativo a Lula e Bolsonaro para manter sua independência e negociar caro no segundo turno e no futuro governo.

Em entrevista de hoje para a rádio Novabrasil FM, Ciro Gomes disse que mantém conversas com Kassab. Com o fortalecimento da pré-candidatura do ex-governador do Ceará que caminha para tirar Sergio Moro do caminho, uma aliança entre PDT e PSD parece cada vez mais atraente para o pragmático e inteligente Kassab, ainda que haja palanques duplos e liberações de diretórios regionais para apoiarem quem for mais conveniente em cada estado.

Confira a íntegra da pesquisa: 2022_01_27 PESQUISA IPESPE