Dólar caro, comida cara

Dólar caro comida cara
Botão Siga o Disparada no Google News

Por Patrick Pires – As vezes os pesquisadores aparecem nos jornais para dizer o óbvio: os alimentos no Brasil estão muito mais caros. Então acrescentam dados. Segundo Pedro Kislanov (IBGE): “produtos como óleo de soja e arroz dispararam, acumulando altas de 103,79% e 76,01%, respectivamente”. A Associação Paulista de Mercados fala de um disparo no preço dos alimentos em torno de 15% em 2020. O que nem sempre se diz é quem são os culpados.

A pandemia afetou preços e economias no mundo todo, mas o setor de alimentos, um serviço essencial, não deveria ter sido tão afetado. Por que então isso aconteceu? Bem, existe um ditado no Ceará que diz: “Pão é trigo, trigo é dólar”. Cada vez que o real se desvaloriza, o custo de transporte aumenta, o que é repassado ao preço dos produtos.

Sabemos que a equipe econômica gosta disso. Em março, o ministro da economia disse que era um “ótimo momento para investir”, embora também afirmasse que o dólar elevado era causa de um “problema econômico interno”, herdado de governos anteriores. Se é um problema econômico, o que tem sido feito para alterá-lo? Mais tarde, declara que a taxa de câmbio (preço do dólar medido pelo real) “provavelmente passou” do ponto. Enquanto Guedes medita sobre o problema, a moeda estrangeira continua alta e o preço dos nossos alimentos, cada vez mais altos.

Além de tudo, o câmbio “desfavorável”, ajuda os grandes produtores agrícolas a exportar. Todavia, a fuga de produtos para o mercado externo encarece ainda mais os produtos do mercado interno. Em outras palavras, os fazendeiros preferem lucrar muito vendendo para fora que lucrar pouco vendendo para nossos mercados. Quem ganha? Grandes produtores e seu maior comprador, a China (que o governo ama atacar). Quem perde? O consumidor brasileiro, principalmente aquele de baixa renda, que sempre pagou mais caro em impostos.

Fontes:
https://www.redebrasilatual.com.br/economia/2021/01/ipca-mais-alto-desde-2016-alimentosmaior-aumento-duas-decadas/

https://noticias.r7.com/economia/inflacao-dos-alimentos-chega-a-15-em-2020-dizemsupermercados-22012021

https://www.remessaonline.com.br/blog/quais-as-razoes-por-tras-da-desvalorizacao-do-real/

https://www.canalrural.com.br/noticias/cambio-favorece-investimentos-brasil-guedes/

https://monitordomercado.com.br/noticias/17685-guedestaxa-de-cambio-do-brasil-provavelm

Por Patrick Pires