Lembrem-se da sequência de eventos:
1) A primeira providência para retardar a pandemia e assim impedir o surgimento de novas cepas e o colapso do sistema de saúde seria reconhecer a gravidade da pandemia que se aproximava, mobilizando as pessoas para se protegerem e aceitarem as medidas quando elas viessem. Bolsonaro fez o oposto. Chamou de gripezinha, disse que brasileiro nada no esgoto e não pega nada e mobilizou as pessoas contra os cuidados.
2) A segunda era controlar as entradas no Brasil. Bolsonaro boicotou e mesmo impediu através da vigilância sanitária Estados como o Ceará e o Rio de fazê-lo.
3) A terceira era rastrear os primeiros casos e fazer exames em todos os que tiveram contato com eles, Bolsonaro não fez e boicotou a ação.
4) A quarta era entrar nos acordos internacionais pelo desenvolvimento e distribuição futura das vacinas, Bolsonaro foi contra e retirou o Brasil dos acordos.
5) A quinta era importar respiradores e máscaras para profissionais de saúde, Bolsonaro não importou.
6) A sexta era preparar hospitais de campanha e aumentar leitos de UTI, Bolsonaro não fez e colocou a PF para investigar os governadores que fizeram.
7) A sétima era suspender as aulas presenciais assim que a transmissão local fosse constatada numa cidade, Bolsonaro foi contra.
8) A oitava era pregar o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras nas ruas, Bolsonaro aglomerou sem máscara e ridicularizou seu uso.
9) A nona era garantir uma renda mínima para que todos os que tiveram renda destruída pelo colapso NATURAL E INEVITÁVEL das atividades que dependem de interação presencial, Bolsonaro foi contra e o auxílio emergencial só saiu por decisão do congresso.
10) A décima era assinar todos os contratos para compra de vacinas disponíveis assim que disponíveis, Bolsonaro fez campanha contra a vacina e nos deixou sem.
11) A décima-primeira e principal é que o lockdown não fosse política permanente, mas sempre que a curva da pandemia estivesse fora de controle em alguma cidade, ele deveria ser decretado de forma radical por quinze dias para quebrar o ciclo do vírus. Bolsonaro e seu gado lutaram com todas as forças contra o lockdown e sabotaram todas as suas tentativas.
12) A décima-segunda é que era fundamental manter a população informada quanto aos procedimentos que a ciência reconhece que ajudam a proteger da doença, mas ao contrário, Bolsonaro e sua gangue lideraram uma campanha permanente de desinformação incentivando por todo esse o uso de medicamentos inúteis contra a doença, como a cloroquina e a ivermectina, levando pessoas a se expor e destruir seus organismos com remédios pesados e inúteis em flagrante cometimento de crime de charlatanismo.
13) Por fim, a décima-terceira era que, assim que vacinas estivessem disponíveis, se quebrasse suas patentes para ampliar a produção mundial até o limite, vacinando o mais rapidamente a maior quantidade de pessoas possível. Bolsonaro, por vassalagem aos EUA, mandou o próprio Brasil votar contra a quebra de patentes na OMC.
Agora, não há muito a fazer. A contaminação se espalhou sem controle. Duas novas variantes mais mortais se desenvolveram no Brasil por sua rápida disseminação. Estamos esperando o dia que vamos ser contaminados e rezando para sobreviver, e o dobro por nossos familiares.
Nós não temos que derrotar Bolsonaro, isso já está dado.
Temos que colocá-lo na cadeia para sempre.
***
Arthur Silva falou sobre isso no Episódio #02 do Disparate, o podcast do Disparada: