Paulo Rabello de Castro é um reforço de peso para Ciro Gomes

Ex-presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, é novo reforço de Ciro Gomes
Botão Siga o Disparada no Google News

O economista Paulo Rabello de Castro aderiu à pré-candidatura de Ciro Gomes e se colocou à disposição para ser membro da equipe econômica do presidenciável ao lado do professor da FGV Nelson Marconi e do deputado federal e secretário do Planejamento do Ceará Mauro Benevides Filho.

Rabello de Castro é considerado um economista liberal, inclusive por sua formação na Universidade de Chicago onde obteve os títulos de mestre e doutor, mas também por defender reformas liberais tais como a tributária e enxugamento da máquina pública. Além disso, é um interlocutor respeitado da entidade fantasmagórica que atende pelo nome de “mercado”, ou seja, a burguesia. A chegada dele na equipe de Ciro Gomes foi noticiada justamente como uma abertura de diálogo com a classe capitalista, o economista prometeu que defenderá o presidenciável e explicará suas propostas no meio empresarial.

Mas Rabello de Castro é mais do que um economista liberal interlocutor da burguesia. Ele é um quadro de altíssimo escalação da tecnocracia estatal e um político muito articulado no sistema partidário.

Sua gestão como presidente do BNDES no governo de Michel Temer foi louvável e republicana, e enfrentou o lavajatismo-bolsonarismo que buscava destruir o banco de desenvolvimento com acusações alucinógenas de corrupção em abstrato por financiamentos a governos estrangeiros ditos de esquerda, como Cuba, Venezuela, Angola, etc. Em entrevista para Marco Antonio Villa, Rabello demoliu esse falso-moralismo pré-queda do Muro de Berlim, demonstrando que todos os investimentos do BNDES dão lucros e são realizados com profunda análise técnica de seus funcionários, bem como não havia nenhum esquema maquiavélico de desvio dos recursos do banco.

Além disso, ele foi presidente do IBGE, e tem atacado com firmeza as insanidades como cancelar o Censo Demográfico e deixar o Estado brasileiro sem saber quantos habitantes tem dentre tantas outras informações cruciais para o planejamento econômico, social e das políticas públicas em geral.

Mesmo do ponto vista teórico da política econômica, Rabello de Castro representa setores da burguesia que estão insatisfeitos com o desastre produzido pelo neoliberalismo no crescimento e na indústria. Seus artigos na imprensa são absolutamente críticos da austeridade fiscal suicida do Teto de Gastos e da destruição dos mecanismos de planejamento econômico do Estado. Mesmo em relação às privatizações, pauta sempre unânime entre a burguesia, Rabello é mais cauteloso e denuncia o crime de lesa pátria na precificação obscena feita pelo governo entreguista.

Como político, Rabello demonstra extrema capacidade discursiva de aglutinar interesses diversos da sociedade e de trânsito entre as variadas forças do espectro partidário. Em 2018, ele se colocou como pré-candidato a presidente pelo PSC ligado à Assembleia de Deus como alternativa ao Republicanos (antigo PRB) ligado à Igreja Universal. Rabello apresentava uma postulação mais desenvolvimentista pelo PSC em contraponto a pré-candidatura ultraliberal de Flávio Rocha do então PRB, na disputa entre os dois partidos pelo eleitorado mobilizado pelas igrejas evangélicas brasileiras. O Republicanos acabou entrando no bloco do Centrão que apoiou Geraldo Alckmin do PSDB, e Rabello conquistou o espaço de vice na chapa de Álvaro Dias pelo Partido da Lava-Jato, o Podemos.

Agora, Rabello de Castro está filiado ao PSD de Gilberto Kassab, e seu domicílio eleitoral é no Rio de Janeiro, onde o prefeito Eduardo Paes, que provavelmente será seguida por César e Rodrigo Maia, acaba de se filiar também.

A chegada de um quadro completo como esse, altamente qualificado do ponto de vista da burocracia estatal, com interlocução com o mercado, e comprovada habilidade político-partidária, é um reforço peso-pesado para a pré-campanha de Ciro Gomes. Rabello de Castro vai ajudar em diversas frentes de articulação, e a mera notícia de suas declarações a favor de Ciro já teve grande impacto político.

Primeiro a contratação do melhor marqueteiro que existe no mercado que é João Santana, e agora um interlocutor de peso com o mercado e com o sistema partidário. O caminho é longo e tortuoso, mas Ciro Gomes, por enquanto, não errou nenhuma curva e tem acertado na equipe que está montando.

  1. Sou brasileiro, filho, pai, quero um Brasil forte, com desenvolvimento econômico. Quero um Brasil protetor e que der condições de conquistarmos nossa dignidade. Quero Ciro presidente, o único que pensa no Brasil e tem um plano, por sinal muito eficiente para colocar o Brasil no caminho da prosperidade, Ex: Biden está fazendo nos Estados unidos e está dando certo, o que Ciro vem defendendo a décadas para o Brasil. CIRO GOMES 2022.

  2. O Brasil não merece e não aguenta mais o Lulopetismo mofado, corrompido e este bolsoloide acéfalo, corrupto e entreguista que ñ entende patavina alguma de gestão pública! O Brasil precisa urgentemente de Ciro Gomes para voltar a crescer economicamente através do PND que ele tem apresentado para o país! Todos que vierem para somar com este projeto e levar Ciro à presidência da República do Brasil serão bem vindos! Precisamos evoluir, não dar mais para ficarmos dividido o país entre esquerda e direita, precisamos discutir projetos, ideias para retirar o país deste atraso do desenvolvimento.
    #CiroGomesPresidente2022

  3. Apoiamos o Projeto Nacional de Desenvolvimento proposto por Ciro Gomes Para sairmos desse abismo em que o país se encontra a décadas.

  4. Se o povo fosse mais antenado e menos gado, menos manipulável … Ciro seria eleito com folga já no 1º turno, tamanha é a diferença de qualificação para o cargo de presidente entre ele e Bozo/Lula.
    Ciro não só tem um currículo digno do mais alto cargo, como tem um órimo projeto para o Brasil.
    Só critica o Ciro aqueles que ainda desconhecem o #PND (Projeto Nacional de Desenvolvimento).
    Fora Bolsonaro corrupto !
    Fora Lula-PT corruptos !
    #AgoraéCiro

Deixe uma resposta