Cientistas defendem adiamento do Censo Demográfico e maior questionário

Banner Wellington entrevista Cientistas censo demográfico 2020
Botão Siga o Disparada no Google News

Em entrevista exclusiva ao Disparada, os cientistas Cláudio Magalhães e Antonio Ponce de Leon consideram inseguras as pesquisas feitas para o Censo Demográfico por telefone e também um risco de contágio o contato presencial entre entrevistadores e entrevistados em tempos pandemia.

Cláudio Magalhães que é Cientista de Dados faz uma associação entre uma radiografia humana feita há dez anos e a necessidade de trabalhar com dados demográficos antigos.

Por sua vez, António Ponce de Leon que é Professor do Instituto de Medicina Social Hésio Cordeiro da UERJ e Cientista em Bioestatística na Suécia, alerta para os riscos dos cortes orçamentais e defende a aplicação de um questionário mais amplo para que os dados sejam mais precisos.

Em recente entrevista coletiva online para a imprensa, o novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Rios Neto, afirmou que o projeto (do Censo Demográfico) depende da liberação dos recursos orçamentários, mas que está pronto e o órgão está preparado para a realização.

A entrevista vai ao ar nesta sexta-feira, 07/05, às 17h00. Curta e compartilhe.