Por Pedro Makotto – No dia 08 de junho de 2021 completam-se 2 anos do falecimento de Andre Matos, músico e compositor paulista, que na mesma data de 2019 sofreu um infarto, aos 47 anos.
Sua trajetória como vocalista de heavy metal inclui passagens pelas bandas Viper, Angra e Shaman, sempre em companhia de músicos talentosíssimos, como Yves Passarell (Viper e Capital Inicial), Rafael Bittencourt (Angra) e Hugo Mariutti (Shaman), além da carreira solo que contava com ex-músicos dessas duas últimas bandas.
Sua obra contém discos seminais para o rock e heavy metal brasileiros, como Theatre of Fate (1989) com o Viper, Holy Land (1996) com o Angra, que mesclava elementos da musicalidade brasileira com música clássica e o rock pesado, e o Ritual (2002) com o Shaman, que fez o heavy metal brasileiro flertar com o mainstream como nunca antes, ao emplacar uma música deste disco em uma novela global. Em sua carreira solo, destacase o disco Time to be Free, de 2007.
Sempre primou pela excelência em sua arte, trazendo sucesso e fama internacional à sua carreira, o que transformou Andre em ídolo em países como França e Japão, neste último se tornou o segundo brasileiro mais cultuado pelos japoneses, atrás somente de Ayrton Senna.
Sua morte deixou órfã uma legião de fãs que se inspiravam não somente em sua música, mas também em suas atitudes fora dos palcos. Andre era notório defensor da causa animal, além de ser vegano.
Em seu primeiro show com o Viper, no Lira Paulistana, conta o companheiro de banda Felipe Machado que Andre chegou a fazer discurso inflamado (aos 13 anos!) em prol de Tancredo Neves, que foi eleito Presidente em 1985 pelo Colégio Eleitoral.
Em um cenário do rock brasileiro cada vez mais tomado por boçais e reacionários, e uma classe artística relutante em se posicionar diante do genocídio praticado por quem nos governa, sem dúvida uma figura brilhante e progressista como Andre Matos faz muita falta, pois com certeza não hesitaria em ficar do lado certo do muro que separa democracia e barbárie.
Por: Pedro Makotto.