6 HQ’s para ler antes (ou depois) de assistir The Batman

6 HQ’s para ler antes (ou depois) de The Batman
Botão Siga o Disparada no Google News

Já podemos dizer, quase que sem contraditórios consideráveis, que o novo filme do Cruzado Encapuzado estrelado por Robert Pattinson é um sucesso estrondoso, tanto para o público quanto para a crítica especializada. O diretor Matt Reeves conseguiu agradar em suas quase 3 horas de filme sem precisar apelar para os jargões há muito batidos do personagem (quem aguentaria ver as pérolas voando novamente?), apenas trazendo para a tela elementos desconhecidos do grande público, mas já velhos para os leitores do Morcego. Com uma ambientação de Gotham à la Tim Burton, uma máfia pulsante e um Batman que faz jus a sua alcunha de maior detetive do mundo, o filme bebeu em algumas HQ’s “lado B” de Batman que podem complementar, ou preparar para, a experiência do filme. Listamos algumas delas aqui para você:

1- Batman Terra Um (volume 1,2 e 3)

6 HQ’s para ler antes (ou depois) de The Batman

O selo Terra Um foi uma proposta editorial recente da DC para recontar as origens de personagens consagrados da casa sem comprometer suas cronologias principais, dando assim maior liberdade para os autores trabalharem novos elementos e perspectivas que quisessem nos títulos. A serie do Batman, que já conta com 3 volumes, foi a primeira e, possivelmente, a mais bem sucedida do selo. Comandada por Geoff Jones e Garry Frank, a Terra Um de Batman foi com certeza a influência mais forte para The Batman, que bebeu de um Thomas Wayne assassinado durante uma campanha para a Prefeitura de Gotham, um Alfred com experiência militar, uma ascendência Arkham de Bruce Wayne, e o Charada como principal ameaça à cidade. além de outros elementos mais sutis, como uma Batcaverna nos esgotos da cidade e um jovem Batman.

2- Batman: Ego e outras histórias

6 HQ’s para ler antes (ou depois) de The Batman

Nas primeiras entrevistas à imprensa essa foi dada pelo elenco como a principal HQ que imprimiria tom ao filme. Se isso não foi tão evidenciado em tela, ao menos serviu para que o título esquecido fosse republicado depois de anos. Escrita e desenhada pelo saudoso Darwyn Cooke, Ego é uma história bem curta, mas que mesmo assim trabalha magistralmente a psique violenta de Batman enfrentando um vacilante Bruce Wayne, que, em começo de carreira, se questiona se sua atuação não teria impulsionado o surgimento de vilões mais perigosos para a cidade de Gotham. Os questionamentos feitos como tortura psicológica pela monstruosa figura do “Ego” seriam de por que Bruce não mataria os que causam tantas mortes e por que manter uma conduta como essa? Todos esses elementos de questionamento interno sobre o que diferencia sua atuação como vigilante de um justiceiro qualquer e a criação de novos perigos sociais aparecem no filme de Matt Reeves, sendo feitos por Pattinson de forma primorosa.

3- Batman: Veneno

6 HQ’s para ler antes (ou depois) de The Batman

Uma droga que dá força e torna muito violento o Batman? Também foi bebido de um quadrinho. Batman Veneno nos mostra Batman se martirizando por não conseguir salvar uma vida devido à sua limitação de força, que, mesmo quase sobre-humana, ainda não era suficiente para combater totalmente o crime. O herói desesperado vai então em busca de um cientista que lhe fornece uma droga, o Veneno, que gera uma força imensa, mas com os colaterais de um descontrole emocional e dependência. Toda essa saga, que conta com Dennis O’Neal e José Luis Garcia Lopes, foi um preludio para o surgimento do vilão Bane nos quadrinhos e pode ser notada em The Batman pelos olhos mais atentos.

4- Batman: Detetive (E. Nigma, Detetive Particular)

6 HQ’s para ler antes (ou depois) de The Batman

Estranhamente o lado detetive de Batman foi somente bem explorado em um filme agora em 2022. Algo estranho se levarmos em conta que o personagem nasceu na revista Detective Comics e é conhecido por ser “o maior detetive do mundo”. Uma história que casa elementos parecidos com os do filme é “E. Nigma: Detetive Particular”, no Brasil compilada em Batman: Detetive, da Eaglemoss, onde vemos, pelas mãos de Paul Dini, criador da série animada do Batman, um Charada reabilitado tendo que solucionar mistérios de um assassinato com Batman ao seu lado como parceiro, este por sua vez, coloca em dúvida suas habilidades como bom detetive. Excelente história, escrita por um gênio explorando lados obscuros do detetive e que com certeza completa a leitura investigativa dada à ambos no filme.

5- Batman: Ano Zero

6 HQ’s para ler antes (ou depois) de The Batman

A HQ mais recente dessa lista, fruto dos Novos 52, reboot do universo DC em 2011. Escrita por Scott Snyder e desenhada por Greg Capullo, que encabeçam toda a fase, Ano Zero é a história de primórdios do Batman desse universo e tem o Charada como grande vilão da trama, jogando Gotham em um cenário apocalíptico por meio de um plano ousado, com certeza influencia clara à Reeves. Conta também com a Batmoto, explorada logo nas primeiras imagens divulgadas do filme. Não é o que há de mais memorável nos Novos 52, isso seria A Corte das Corujas, que Pattinson já disse ter interesse em encenar. Aguardemos.

6- Batman: o longo Dia das Bruxas

6 HQ’s para ler antes (ou depois) de The Batman

Talvez a única da lista que esteja no panteão do Morcego, Batman: Longo Dia das Bruxas, escrita por Jeph Loeb e desenhada por Tim Sale, uma das duplas mais consagradas do título, e é um clássico absoluto da cronologia do herói, considerada amplamente a sequência natural de Ano Um (Miller e Mazzuchelli). Nessa história há um foco importante para um elemento vilanesco pouco explorado no universo do Batman, e essencial para o filme, que é a máfia da cidade. Por meio de seus chefões, Maroni e Falcone, ela implode a cidade por meio da corrupção em todos os níveis de poder. Também surgem elementos relacionando a Mulher-Gato, vivida no filme por Zoe Kravitz, aos mafiosos. O arco é continuado por Vitória Sombria, mas perde um pouco a qualidade, sendo essencial somente o primeiro título.