Por Uallace Moreira – As expectativas eram de que o PIB do 3º semestre apresentasse um crescimento acima de 9%. Quando comparamos com o 3º trimestre do ano anterior, o PIB apresenta uma queda de -3,9%.
O crescimento do PIB de 7,7% teve como principais elementos crescimento de 23,7% nas Indústrias de transformação e o comércio (15,9%). O único setor com taxa negativa de crescimento foi a agropecuária, que registrou variação negativa de 0,5%.
O crescimento da indústria foi sustentado em capacidade ociosa de produção e elação da formação bruta de capital fixo (FBCF), devido à forte crise que se abateu sobre o setor. Entretanto, é importante lembrar que o resultado da produção industrial de outubro mostra arrefecimento da recuperação do setor.
Em outro texto, mostro o arrefecimento da recuperação da indústria em outubro, que já vem ocorrendo desde agosto. Ou seja, essa perda de dinamismo pode impactar na recuperação do PIB no 4º trimestre.








Por Uallace Moreira, mestre e doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP e professor da Faculdade de Economia da UFBA.