O que é socialismo?

O que e socialismo
Botão Siga o Disparada no Google News

Não é um conjunto de valores éticos, solidários, coletivos e opostos ao individualismo capitalista. Se você reduzir socialismo apenas ou fundamentalmente a um conjunto de valores, já temos socialismo no Brasil (por exemplo: as religiões de matriz africana).

Socialismo inclui também um conjunto de valores e uma ética particular. Mas é, acima de tudo, um projeto político-econômico de organização da produção e processos de trabalho e de estruturação e gestão do poder político.

Não é e nunca foi privilégio dos marxistas a preocupação social e a defesa de uma ética solidária e coletivista. E que bom que não seja apenas os marxistas que se preocupam, por exemplo, com a fome. Mas isso não muda a questão central.

Para um marxista, os valores solidários, coletivos e cooperativos só vão ser dominantes numa sociedade, quando as relações de produção e de poder condicionarem isso. Nesse sentido, um comunista e Dom Helder Câmara, por exemplo, podem ter a mesma ética solidária.

Mas discordam na forma de tornar essa ética solidária o cimento moral da sociedade. Desde Eduard Bernstein sabemos que reduzir o socialismo só ou fundamentalmente um projeto ético tem como função escamotear a questão central: socialização dos meios de produção!