O Governo Lula deixou o Fundeb no Novo Teto de Gastos

O Governo Lula deixou o Fundeb no Novo Teto de Gastos
Botão Siga o Disparada no Google News

É uma MENTIRA que a entrada do Fundeb no Novo Teto de Gastos foi obra apenas de Arthur Lira/Centrão. Ontem, na aprovação do Novo Teto, tinham votos suficientes para tirar o Fundeb. Mas PT, PDT e PSB trabalharam contra.

Só para vocês entenderem o que aconteceu ontem. Tabata Amaral (ela mesmo) conseguiu quase todas as assinaturas para retirar o Fundeb do Teto de Gastos. Mas para ser votado emendas no plenário, tem que ter destaque da bancada. PT, PDT e PSB não aceitaram fazer os destaques.

Então, considerando os votos da “Bancada da educação” (que não tem só deputado do “campo progressista”) e os votos do “campo progressista”, era totalmente possível retirar o Fundeb do Teto de Gastos. Faltou só alguma bancada fazer o destaque.

O PSOL, que só tem um destaque, fez a defesa dos servidores públicos, retirando as punições que proíbem novos concursos e reajuste salarial. Teve só 20 votos e foi derrotado. O PT, com direito a três destaques, FICOU CALADO. Deixou o Fundeb no Teto de Gastos.

O PSB deixou sua deputada no vácuo e o PDT, o partido de Brizola, Darcy Ribeiro e do Cieps, também não fez nada. Em resumo: na tragédia de ontem, poderíamos sim ter uma redução de danos, o Fundeb fora do Teto de Gastos, mas por orientação do Governo Lula, nada de destaques.

É confortável a versão que toda desgraça do mundo é culpa do Congresso Nacional, mas isso é MENTIRA! Ontem, tínhamos os votos para tirar o Fundeb do Teto de Gastos. Tinha deputado de direita querendo votar para tirar o Fundeb do Teto de Gastos. E por escolha, nada foi feito!