Ciro Gomes e o conceito de coronelismo

ciro gomes coronelismo jones manoel preconceito puro contra o nordeste coronel coroné
Botão Siga o Disparada no Google News

Postei hoje mais cedo um vídeo de Ciro Gomes fazendo uma fala errada sobre questão racial. No instagram, apareceu um monte de gente falando de “coroné” ou “coronel”. Expliquei, pacientemente, que isso é puro preconceito com o Nordeste. Estão me xingando no inbox e me chamando de cirista.

O conceito clássico de coronelismo tá ligado a grande propriedade latifundiária como principal atividade da região, cidade ou estado e o poder econômico do latifundiário se ramificando e fundido com as instituições políticas, impondo formas de dominação pessoal e extra-econômica.

O processo de modernização do coronelismo passou pelo poder político e econômico, ainda fortemente marcado pela grande propriedade de terra, se atualizar adquirindo, por exemplo, grandes meios de comunicação e empreendimentos econômicos avançados (como indústrias).

Chamar de coronel um político que não é um grande latifundiário, não tem cadeias de rádio, TV, jornal, não controla a vida partidária, judiciário e não tem histórico – até onde sei – de uso de violência privada para atacar adversários é, no melhor dos casos, pura desinformação.

No pior dos casos, é puro preconceito regional. Tem cidade em SP que o PSDB controla há mais de 30 anos. O próprio estado de SP é controlado pelo PSDB desde que me entendo por gente. E não lembro de ninguém chamar José Serra, Alckmin, Doria, Covas e afins de “coronel”.

  1. então o conceito se aplica ao Ciro primeiro a familia toda vive da politica com toda a sua questao finaceira atrelada ao dinheiro publico que por sua vez mantem o voto para a familia por decada , alias se contar com o tio bisavo tiremos centanarios .

  2. Você leu o texto ou é burra assim mesmo, de graça? Tinha que ser lulopetista corrompida! Se o Ciro, Cid e Ivo trabalham na política é devido ao trabalho que entregam e entregaram quando foram colocados para exercer um cargo político. A família n possui rádio, TV e nem é dona de terra, Ciro quando foi governador nem para o palácio foi, preferiu continuar na casa alugada que ele morava. Quem gosta de regalias, palácios e do bem bom é aquele sapo barbudo de 9 dedos.

  3. Onde está uma evidência do que você disse? Questão financeira ligada ao dinheiro público? Os FG não tem uma empresa ou negócio privado. Todos tem nível superior e não são ricos, mantem o voto para a familia por decadas? Isso è o mais puro suco da xenofobia. O estado do Ceara elege hà decadas bons políticos de varias familias e origens diferentes, ficando inclusive, Ciro e Cid sem mandatos varias vezes, por que simplesmente nao concorreram. Tasso Jereissati, Lucio Alcantara, Camilo Santana, Roberto Claudio, Sarto. Todos são da familia do Ciro. Só basta uma pesquisada pra você deixar de ser racista, preconceituosa e desinformada.

  4. Perfeito. Mesmo discordando do Ciro em vários pontos, há que se ter honestidade intelectual. Cair nessa briguinha vulgar de ambos os lados, petistas e pedetistas, chamando um de poste, o outro de coroné, é extremamente empobrecedor. Vamos discutir propostas e alternativas para a reconstrução do país.

  5. Briguem, esquerdopatas! Briguem!

    Dividam-se. É o que a sociedade precisa, mais e mais gente se importando com a razão. (contém ironia)

    Este mesmo portal, publicou há anos um outro texto a respeito..

    https://portaldisparada.com.br/politica-e-poder/ciro-gomes-coronelismo-coronel/

    vale a leitura, mas sem esquecer que a academia desconsidera a velocidade que as transformações acontecem na nossa era, que conceitos a parte: mais do que latifúndios /conglomerados de comunicação/ grandes industrias, o principal aspecto é o intangível “poder político”.

    E quem domina o poder, o utiliza a seu bel-prazer.

    Mencheviques, que o digam! Um século depois a história já provou qual era o caminho certo. (Apesar do autor claramente discordar, afinal milita pelo PCB.)

    Por um mundo com menos discursos segmentados, menos violência, mais união e solução.

    É sobre o que se diz, não sobre o que se escuta!

  6. Ciro é eloquente, está preparado para a presidência mas não fala a linguagem do povo, não há identificação popular c a figura dele pq é intelectualizada demais, professoral e a maioria da população não alcança a essência do seu discurso. Não é tb uma fogura humilde por isso é confundido com coronel

Deixe uma resposta