A disputa pela História

A disputa pela Historia jango joao goulart
Botão Siga o Disparada no Google News

João Goulart foi, disparado, o melhor presidente do Brasil para o trabalhadores. As razões de sua queda são conhecidas: os limites do nacionalismo reformista dele e do movimento de massas que liderou. Uma ditadura de 21 anos não é um vulgar “golpe”. É uma ditadura!

A esquerda liberal não tem qualquer compromisso com a história nacional, a história da luta de classes em nosso país. É cosmopolita, para dize-lo de maneira elegante. No jargão caboclo é, na verdade, uma esquerda bocó, alienada da própria história.

A direita brasileira não vacila no essencial e, antes da leitura de Vitor Hugo ou Emile Zola, mantém seus intelectuais apegados a história nacional. É uma disputa para a qual a esquerda liberal esta cronicamente despreparada.

A Revolução é brasileira ou será russa, chinesa ou cubana? Ora, a revolução será brasileira! É, portanto, na história nacional, na história da luta de classes no interior da nação que tomamos o fio da meada para os combates atuais e futuros.

A disputa pela Historia jango joao goulart
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/10/14/bolsonaro-veta-nome-do-ex-presidente-joao-goulart-em-rodovia-federal

  1. Sinceramente, não entendo qual a birra do Sr. Ouriques com Getúlio Vargas, esse sim, o maior presidente para toda a classe popular do Brasil e talvez o maior estadista brasileiro desde D. Pedro II.

    Os comunistas tem de parar de ainda ficar remoendo as reminiscências da Intentona de 35 (acho difícil). Talvez tivesse Prestes sido menos tolo na compreensão para onde iria o tenentismo e o maniqueísmo dogmático, a leitura de sovaco de traduções mal feitas de obras marxistas sido feitas, não estariam ainda os comunistas com esse mau viver todo com a Revolução de 30.

Deixe uma resposta

Ciro e Dilma
Próximo
Ciro e Dilma