O legado educacional de Brizola e Darcy Ribeiro – Escola boa é cara, mas custa 7.64% de um presidiário

O PeTucanismo enterrou Darcy Ribeiro - Escola boa é cara, mas custa 7.64% de um presidiário
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Por Esdras Sant’Ana – 8 anos de governo Collor seriam melhores para a educação brasileira, e 8 anos de Itamar Franco seriam melhores para o Brasil, do que os 22 anos de PSDB e PT,  assim afirma a história e a compreensão acadêmica, pela teoria e prática do que é importante, a educação de base. Esse é o coração, convencionado e aceito cientifica e popularmente, para o desenvolvimento de uma nação, sua independência econômica, soberania nacional e no caminho irrevogável da justiça social, o que dirimi as desigualdades, para qualificar o povo em matéria de pensamento crítico, poder de escolha, preparo para o trabalho digno, espiritualidade e virtude.

Em 1986, em ação coordenada, PT, PCB, PV e PMDB além de outros se articulam e garantem a vitória de Moreira Franco contra Darcy nas eleições do Rio, o que assassina os CIEPs.

Quando Collor ganha as eleições de 1989, Brizola e Darcy Ribeiro, que tinham um inequívoco compromisso com o Brasil, convencem o presidente eleito da importância dos CIEPs – Centros Integrados de Educação Pública. Algo muito factível visto que Brizola e Darcy, ao governarem o RJ, em plena ditadura militar e transição à democracia, construíram 504 destes e reformaram mais de 2000 escolas no RJ.

Seriam 5000 CIACs construídos nos 600 maiores aglomerados urbanos que atenderiam a 6 milhões de crianças, 3,7 milhões no ensino fundamental e 2,3 milhões no ensino médio.

Cada CAIC (novo nome após a renúncia de Collor e reestruturação de Itamar Franco), cada palácio de educação cujo tamanho padrão era de 16 mil m2, custava cerca de 2,2 milhões de dólares – obra e equipamentos da escola, terreno era doado pela prefeitura. E cada aluno custava média de USD 600/ano, ou USD 50/mês, hoje seria R$ 250 por mês, por aluno.

Em 1996, FHC criminosamente encerra o programa com apenas 429 CAICs construídos. “Os prédios são muito caros e a administração tem um custo incompatível com os orçamentos de Estados e municípios” disse o verme Paulo Renato Souza (Ministro de Educação de FHC), ao jogar a pá de cal no projeto de educação mais revolucionário implementado no Brasil.

Collor, FHC e Lula se acotovelavam para implementar o mesmo programa em geral, mas com Collor conseguimos uma vitória que FHC e Lula negaram aos brasileiros, às crianças brasileiras. A chance do melhor programa social e de educação pública no mundo em seu tempo. Isso sim é revolução em e pela educação.

Quatro mandatos de neoliberalismo do lulopetismo mais dois mandatos de seus briguentos irmãos siameses tucanos, enfim seis mandatos de PeTucanismo e seu coração de pedra para com o povo e tchutchuca com os banqueiros, nos trazem à realização da profecia de Darcy Ribeiro de 1982: “Se os governantes não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios”.

Obrigado neoliberais PeTucanos. Nos legaram 750 mil presidiários e 60 mil assassinatos por anos. Ainda temos um déficit de 250 mil vagas no sistema prisional. Um presidiário custa 2,4 mil por mês ou 28,8 mil por ano. Um aluno de ensino médio hoje custa 2,2 mil POR ANO. Pela tendência até 2022 o Brasil poderá ter mais de 1 milhão de presidiários, sem considerar quantos entraram e saíram nesse período. Com o custo de um presidiário se patrocina mais de 10 alunos de ensino médio.

E vocês acham CAICs caros? Isso sim é programa para em quatro anos estabelecer novas bases e estruturas no Brasil. Em menos de uma geração o Brasil pode virar a mesa em quase todas suas deficiências sociais e fazer quase que uma absoluta reparação histórica.

Experiências de cidades de 100 a 200 mil habitantes que conseguem em 30 anos com o mesmo povo no poder, alcançar uma experiência medianamente satisfatória na educação pública não são os exemplos de sucesso e partida da civilização brasileira. Essas experiências são positivas, mas não falam da escala que o Brasil precisa, muito menos entrega as respostas e resultados sociais e holísticos para as demandas da nação como é o caso da Educação integral em Escola a tempo integral em uma estrutura integrada, como eram os CIEPs e CAICs.

O projeto deve ser modernizado sobre as sólidas bases desenhadas por Darcy Ribeiro. Esse foi o maior educador que petistas e tucanos fizeram de inimigo, pois suas ideias afastariam o povo brasileiro, pela educação, de suas garras egocêntricas e entreguistas para sempre.

Falam bem de Darcy em seus momentos de pompa, mas o ódio ao amor de Darcy pelo Brasil e seu povo se demonstra ao enterrar o seu legado de CIEPs e CAICs. É tenebroso quanta gente ligada a educação e cultura e que já ouviu algo de Darcy e nada conhece de CIEPs e CAICs, tampouco militantes pela educação e eleitores. Isso é projeto!

O lulopetismo e o tucanismo são ninhos de canalhas covardes. Não falo do militante desses partidos e seus satélites, mas dos formadores de opinião, dos graúdos, dos que aceitam os tapinhas nas costas de presidente estadunidense dizendo que ele é o cara: louros secos e desfolhados para subservientes ora de republicans ora de democrats. Canalhas e covardes.

Darcy Ribeiro é o verdadeiro patrono da educação brasileira.

Por Esdras Sant’Ana
Fundador de A Voz do Brasileirismo: Nacionalidade em Rebeldia

O PeTucanismo enterrou Darcy Ribeiro - Escola boa é cara, mas custa 7.64% de um presidiário

  1. Bom, eu sou Trabalhista, amo o Darcy, e reconheço a revolução que foram os CIEPs. Tendo dito isso, trago parte das minhas constatações resultantes de minha dissertação de Mestrado pelo ECCO-UFMT, intitulada “Arquitetura Escolar e Democracia (1985-2010)”, e, ainda que num recorte empírico regional, o do aglomerado urbano Cuiabá-Varzea Grande: num país de extensão e peculiaridades continentais como o nosso, a federalização de modelos construtivos arquitetônicos, a despeito da gestão política escolar e de seu currículo, não funciona com uma modulação padronizada. Em meu estudo, vi que a imensa maioria dos CAICs, independente da excelente solução técnico-estético de Lelé, não eram, principalmente, adaptadas ao clima peculiar, extremamente quente e de imensa luminescência do Mato Grosso, o que os levou à uma imediata obsolescência e depredação. São belas obras, mas com as considerações higrotermicas e até estéticas equivocadas, pouco dialógicas, com a realidade assistida. A ação política, no que tange a educação, sempre é premente e urgente, mas não suplanta todas as condicionantes de sua gestão, à ela personificada em suas arquiteturas. Sem esse cuidado, boas e louváveis propostas correm o risco de se desvirtuarem ao populismo.

  2. O sistema educacional não depende de prédios somente e sim de estrutura integral que casa com as fases e necessidades de desenvolvimento fisicas, psicológicas e emocionais, de uma criança, pensado e criado para tal. Um ser humano autonomo, plenamente desenvolvido pode ser que acontecem no acaso, ou na existecia de prédios… Mas nunca em uma estrutura que limite esse desenvolver, florescer do ser humano.

    O sistema hoje, incluindo a estrutura dos prédios, e a própria visão que se tem de educação, e especialmente do que significa ser criança, e como acontece em todas suas partes e fases, não é tomada nem levada em consideração quando se pensa na “educação” entre ‘guerras de poder’, e sim a conveniência e modulação desses seres pequenos para fins que nada tem a ver com e nem são a favor do desenvolvimento humano…

    Pelo mesmo motivo se constrói presídios, a ignorância sobre o que o ser humano é, e precisa pra ser plenamente humano, livre, autonomo, sciente, e assim consciente, capaz no seu viver. Uma coisa está ligada na outra. A visão que temos sobre o ser humano tem que mudar, temos que dar uma olhada sincera no que significa ser, ser humano brasileiro se quisermos “acertar” no que ‘o povo’ deste país precisa em essência para depois materializar soluções para tais.

    E numa democracia essa mudança começa com cada um de nós olharmos e debatermos isso primeiro. Como debater as necessidades da humanidade sem saber do que a humanidade se faz e é? Podemos falar o dia todo de partido político e do que fizeram e não até agora, mas isso nunca vai ser diferente se não temos a visão plena do ser humano brasileiro, sua história humana e suas necessidades humanas hoje, como cidadão que vota sabendo o que faz quando vota.

    Nem se ensina como funcionam os poderes, como se faz leis no e a participação do povo nisso além do ‘voto’ no “sistema educacional”. Que tipo de seres humanos queremos criar? Moldes e soldado que só vota, segue, obedece, concorda ou seja dependente? ou seres vivos, capazes, críticos, pensantes ou seja, independentes? Não vejo interesse de ninguém criar seres humanos independentes, criam dependência enquanto se cobra a independência.

    O tema educação involve tantas conversas desconversadas, negadas, evitadas e ignoradas… Não vai mudar Nada até que olhemos o que não se quer ver.

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