Petrobras e as padarias

petrobras não é padaria nelson marconi
Botão Siga o Disparada no Google News

E da série barbaridades econômicas, a última é o crescimento da importação de diesel. Já ouvi de diretores da Petrobras, na época da campanha anterior, que a Petrobras iria se dedicar ao que fosse mais lucrativo, e que se fosse apenas a extração, assim seria.

Pois bem, ao invés de investir nas refinarias e moderniza-las, resolveram fechá-las ou diminuir a produção. Resultado: estamos importando diesel, um insumo essencial para o país, e pagando caro por isso. Este ano, estamos importando 57% a mais que o ano passado, diz o uol.

Alguns colegas economistas dizem que a Petrobras não é uma padaria, em que não há concorrência de importados, o que torna mais fácil estabelecer uma margem sobre os custos. Realmente, a Petrobras não é uma padaria, mas a explicação é justamente a oposta.

Com todo o respeito às padarias, que adoro, a Petrobras não é uma pequena empresa dentre outras tantas no país. Ela produz insumos estratégicos para nós, e a sua produção deve ser planejada para auxiliar no processo de desenvolvimento do país.

Deve ser devidamente remunerada sim, mas seu objetivo não pode ser, como eu ouvi, a “maximização do lucro dos acionistas”. Eles devem ser remunerados, mas em função do bom exercício do papel estratégico da empresa. Essa é a grande questão a ser discutida em relação à Petrobras.

  1. Parabéns pela matéria clara e lúcida. Se o Petróleo é nosso, nele temos que trabalhar e trazer resultados sociais, claro, mantendo a saúde financeira da Empresa para que a mesma sempre nos dê frutos, isso em um mundo maginário, ois na realidade essa frase o ”Petróleo é Nosso” verdadeiramente sempre foi FALÁCIA, o petróleo sempre foi para os funcionários da Petrobrás e para os políticos CORRUPTOS.

Deixe uma resposta