Sobre as manifestações de ontem

Sobre as manifestações de ontem
Botão Siga o Disparada no Google News

As manifestações de ontem Brasil a fora foram, de modo geral, esvaziadas, se levarmos em conta a gravidade da hora.

O mote central das manifestações foi o “Fora Bolsonaro/Impeachment”, o que explica o esvaziamento das manifestações.

Senão, vejamos…

Na real: amplos setores sejam do campo progressista sejam da direita preferem ter Bolsonaro fraco mas vivo em 2022, a não o ter como adversário.

A presença de Bolsonaro na disputa de 2022 certamente rebaixará os debates a um mero “antibolsonarismo”, deixando debaixo do debate as reais razões da nossa regressão sócio-econômica.

Esse é objetivo da plutocracia e da força política hegemônica do campo progressista: desviar a discussão. Como negar essa evidência?

À plutocracia interessa dar continuidade à implantação de sua agenda de desmonte do Estado e da liquidação dos direitos; ao PT interessa não assumir de público nenhum compromisso, de modo a ter o campo aberto para todo e qualquer tipo de aliança.

À plutocracia e ao PT interessam fazer de Bolsonaro o nosso ÚNICO problema. Por essa razão ele precisa continuar no governo até o fim de seu mandato.

Por parte dessas duas forças políticas há muita demagogia e cinismo na palavra de ordem “Fora Bolsonaro/Impeachment”…

As manifestações foram esvaziadas porque a palavra de ordem “Fora Bolsonaro/Impeachment” é para setores expressivos do campo progressista pura demagogia.

Foram esvaziadas também porque os setores do campo progressista para quem a palavra de ordem citada não é demagogia ainda apresentam escasso poder de mobilização.