Leia o resumo do voto de Gilmar Mendes sobre a suspeição de Moro

Leia o resumo do voto de Gilmar Mendes sobre a suspeição de Moro
Botão Siga o Disparada no Google News

O Ministro do STF Gilmar Mendes proferiu seu voto pelo reconhecimento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro nos processos da Lava-Jato contra Lula.

No voto, o Ministro da corte suprema do judiciário brasileiro afirma categoricamente que Moro atuava em conluio com os procuradores do Ministério Público no intuito de prender Lula e torná-lo inelegível:

Houve evidente atuação inclinada a condenar e prender Luiz Inácio Lula da Silva a qualquer custo, fazendo o que fosse necessário, até a violação de direito fundamental que eventualmente isso obstar. Sergio Moro decidiu fazer parte do governo que se elegeu em oposição ao partido cujo maior representante é Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-juiz foi diretamente beneficiado pela condenação e pela prisão de Luiz Inácio Lula da Silva. Embora a sentença aqui em análise tenha sido proferida em momento anterior, quando não se discutia intensamente o pleito eleitoral de 2018 e seus candidatos, a pretensão do ex-juiz de afastar o candidato é evidente e pautada pela meta de criminalização da política predominante naquele panorama, representada por Luiz Inácio Lula da Silva.

Além disso, Gilmar Mendes fez um relato histórico sobre diversos abusos da Operação Lava-Jato do Ministério Público sob o comando ilegal do juiz, inclusive vazamentos para a imprensa, prisões para obter delações, conduções coercitivas midiáticas para prejudicar a imagem dos investigados:

No caso específico da condução coercitiva do ex-presidente Lula, é relevante destacar que, já naquela época, a medida foi duramente criticada por membros do Poder Judiciário, da advocacia e até mesmo por vozes isoladas da mídia, considerando que a realização da condução foi objeto de intensa exploração nos meios de comunicação de massa. A decisão de levar o ex-presidente para depor no aeroporto de Congonhas em São Paulo tornou pouco crível a justificativa do magistrado de que o seu intuito seria o de evitar tumultos públicos. Foram abundantes as imagens veiculadas de lotação do saguão do aeroporto por apoiadores e opositores do ex-presidente.

Confira o resumo do voto clicando aqui.