De quem são os votos brancos e nulos?

votos-brancos-e-nulos-votos em branco e nulos voto em branco
Botão Siga o Disparada no Google News

DE QUEM SÃO OS “VOTOS BRANCOS E NULOS”? Não leio Merval Pereira, por apreciar seus textos, como leio Ruy Castro, e lia Veríssimo. Mas me obrigo, para saber o que pensam maganos do grande capital, do qual ele é, por intimidade com os barões da mídia, um dos principais porta-vozes. Na coluna de hoje, Bolsonaro, que teve certamente seu voto em 2018, entra como figurante nos comentários, onde, mais uma vez, a tônica é demonizar Lula, de molde a que um representante da direita dissimulada em centro se afirme como alternativa viável à polarização atual. Ele chega ao ponto de dizer que essa é a vontade da maioria, tirando conclusões não sei de onde.

PORQUE, por qualquer das pesquisas publicadas, não há dúvidas. O terceiro lugar é dos votos brancos e nulos, variando de 12 a 15 pontos. Não é de nenhum dos pretendentes do campo dessa dita “terceira via” pesquisados. Todos, aparecem com menos do que Ciro, o único a chegar mais próximo dos dois dígitos.

OU SEJA, a valerem as pesquisas, não é de uma alternativa falaciosamente centrista que o eleitorado anda atrás. Porque nesses 10 a 15 pontos podem estar desinteressados, alienados, e até hippies tardios.

MAS ESTAREI forçando a barra se afirmar que aí estão também os órfãos de uma esquerda combativa, consciente de que a luta contra o capital privado e seus privilégios não pode se dar sem a implantação de reformas estruturais profundas, para bem além do “reformismo fraco”, ponto menos negativo a que chegamos nas últimas décadas?

OU SEJA; não está aí o espaço destinado a um candidato dessa esquerda combativa, que seja claro na ofensiva contra o sistema financeiro privado e seus lucros indecentes, a despeito da crise sanitária que já ceifou a vida de mais de 600 mil brasileiros? Que se coloque na necessidade da reindustrialização do País, hoje se submetendo a uma lógica rentista parasitária de uma burguesia sem penache nacional, e a uma política dependente de exportação de matérias primas e de importação de valor agregado?

MENOS , ENTÃO, “comentaristas” e editorialistas cooptados. Vocês estão vivendo a tragédia de seus patrões com a perda de poder sobre o aparelho do Estado por conta do bonapartismo reacionário crescente que vem sendo afirmado por esse governo miliciano-patronal-militar instalado por vocês mesmos.

O POVO TEM DIREITO a uma opção realmente progressista e transformadora, que passe vocês para o fim da fila.

Luta que Segue!