Datafolha: Ciro Gomes cresce e é o único da terceira via que pode ir ao segundo turno

Botão Siga o Disparada no Google News

A pesquisa Datafolha realizada entre 13 e 15 de setembro e divulgada hoje consolida Ciro Gomes como único candidato alternativo à Lula e Bolsonaro no cenário eleitoral de 2022.

Nos quatro cenários simulados pelo Datafolha, Ciro se mantém em média com o dobro da intenção de votos de seus concorrentes da chamada “terceira via”.

Cenário A: Lula (PT) 44%, Bolsonaro (Sem partido) 26%, Ciro Gomes (PDT) 9%, João Doria (PSDB) 4%, e Luiz Henrique Mandetta (DEM) 3%.

Cenário B: Lula (PT) 42%, Bolsonaro (Sem partido) 25%, Ciro Gomes (PDT) 12%, Eduardo Leite (PSDB) 4%, e Luiz Henrique Mandetta (DEM) 4%.

Cenário C: Lula (PT) 44%, Bolsonaro (Sem partido) 26%, Ciro Gomes (PDT) 11%, João Doria (PSDB) 6%.

Cenário D: Lula (PT) 42%, Bolsonaro (Sem partido) 24%, Ciro Gomes (PDT) 10%, João Doria (PSDB) 5%, Jose Luiz Datena (PSL) 4%, Simone Tebet (MDB) 2%, Aldo Rebelo (Sem partido) 1%, Rodrigo Pacheco (DEM) 1% e Alessandro Vieira (Cidadania) 0%.

Na pesquisa espontânea, Ciro Gomes também é o único da terceira via que pontua com 2% mesmo nunca tendo sido presidente, enquanto o ex-presidente Lula atinge 27% e o presidente em exercício Bolsonaro atinge 20%.

Também no segundo turno, Ciro Gomes é o que tem melhor desempenho contra Bolsonaro e Lula. Doria atinge 22% contra Lula que faria 55%, enquanto Ciro pontua 29% contra Lula com 51%. Contra Bolsonaro, Doria venceria de 46% a 34%, enquanto Ciro Gomes venceria com maior folga de 52% a 33%.

Por outro lado, Lula parece ter batido no teto em todos os cenários com oscilações para baixo, inclusive no segundo turno contra Bolsonaro, pois caiu de 58% para 56% contra estáveis 31% do atual presidente.

 

  1. As manchetes da grande mídia são sempre as mesmas: LULA VBENCERIA BOLSONARO NO SEGUNDO TURNO.
    CIRO TAMBÉM VENCERIA, MAS NÃO CONSTA DA MANCHETE NUNCA.

  2. O que seria a “Terceira Via” que se apregoa que Ciro deveria ser o único representante?

    Quais partidos comporiam essa “Terceira Via”? PDT, PSDB, DEM, Cidadania, MDB?

    Quais interesses dessa “Terceira Via” que se propõe que Ciro como “o único da terceira via que pode ir ao segundo turno” deveria aglutinar? Neoliberalismo do PSDB e DEM? Entreguismo e Lawfare do Farsa-Jatismo que o Cidadania e Podemos buscam ao insuflar o politiqueiro do Moro como possível candidato? Elitismo e Fisiologismo do MDB?

    Será que fora da bolha de fanatização alguém acha que Ciro poderia ir para segundo turno sem o voto petista que tem média histórica de 25% a 30%?

    Será que ao buscar a classe média radicalizada do polo da direita (Bolsonaro, MBL, Vem pra Rua, Farsa-Jatismo, Neoliberalóides do Empreendedorismo de aplicativo, etc)… Ciro não estaria em contradição ao que prega?

    Será que houve mudança em relação ao histórico 10% a 12% de eleitorado do Ciro (independente do partido que ele já esteve)?

    Será que não haveria candidaturas dessa denominada “Terceira Via” que poderiam retirar votos inclusive de eleitores fanatizados pelo Ciro hoje (como Sérgio Moro pelo Podemos ou Cidadania, Gentilli pelo MBL, Dória pelo PSDB, etc)?

    Será que o ex-marqueteiro do PT, João Santana, que hoje faz a linha comunicacional e é conselheiro do Ciro está satisfeito em ter apenas fanatizado NemNem que poderiam desembarcar caso tenha candidato pela “Terceira Via” que seja mais alinhada com o pensamento empresarial deles?

    Acredito que essas perguntas são pertinentes para a reflexão… Embora acho pouco provável que publiquem aqui no Portal Disparada.

  3. O brasileiro terá, de verdade, mais uma oportunidade de escolher uma pessoa altamente qualificada, comprovadamente honesta, com muita experiência e patriota de verdade. Não existe salvador da pátria. Precisamos de um PND-Projeto Nacional de Desenvolvimento…

  4. Peço a Deus que ilumine nosso povo para que ouça Ciro Gomes…

Deixe uma resposta