O estranho caso do candidato proibido de criticar seu oponente

ciro O estranho caso do candidato proibido de criticar seu oponente 1
Botão Siga o Disparada no Google News

A imprensa brasileira continua insistindo na tese da “mudança de discurso” de Ciro sobre Lula. Insinuam ser uma jogada de marketing de João Santana. O PT faz o mesmo. Coincidência?

É claro que não, nem coincidência nem erro, é tática. Folha e Estadão continuam sonhando com uma terceira via neoliberal, para fechar o caixão do futuro do Brasil. Com Bolsonaro, Lula e a “terceira via” defendendo o mesmo modelo econômico, o TINA (there is no alternative) estaria consolidado.

E o PT? O PT sonha com a mesma coisa. Porque assim faria uma campanha baseada na “cerveja e picanha” sem um candidato que morderia parte de seus votos e questionaria sua falta de projeto, política econômica neoliberal e o desastre gigantesco onde acabou sua era de poder no governo federal.

Lula sabe que a maior ameaça à sua candidatura não é Bolsonaro. Bolsonaro é seu verdadeiro trunfo. É só contra o desastre da caricatura do mal, da ignorância, da incompetência e da corrupção de Bolsonaro que o PT pode voltar a parecer aceitável para a maioria do povo brasileiro. É só contra a ameaça à democracia que ele representa que Lula pode sonhar em voltar a contar com uma parcela dos votos do centro.

E eles querem fazer a campanha nas mesmas bases de sempre.

Se você não vota em nós, está com os fascistas.

É por isso que o PT sabota os esforços pelo impeachment e Lula não assina nenhum de seus pedidos.

“Polarização ou morte!”

Mas a polarização é que tem sido a morte do Brasil que amávamos.

O maior problema nessa estratégia petista é Ciro. Eles não podem deixá-lo encarnar a terceira via. Daí o discurso de “mudança de discurso”. Quando eles dizem isso, eles dizem “ele sempre foi PT, agora está assim por oportunismo”. Mas é exatamente o contrário.

Ciro sempre criticou o PT pelos mesmos motivos. E há quatro anos essas críticas se tornaram ainda mais severas. Não houve mudança alguma agora, exceto, uma amenização. Logo após as eleições, Ciro falava que tinha perdido completamente o respeito por Lula. Hoje ainda diz que sente algum afeto por ele. Eu lamento. Não devia sentir nenhum.

Endurecimento aconteceria se começarmos agora a fazer campanha mostrando o rio de esgoto que foi a corrupção no governo petista, em vez de defender um projeto antagônico. Já pensaram?

Não há qualquer oportunismo na coerência. O oportunismo está na incoerência de Freixo e de Boulos.

As críticas que Ciro faz ao PT, todas, Freixo e Boulos faziam de forma muito mais radical. Vocês já se esqueceram do “Não Vai ter Copa” de Boulos, que denunciava a ausência do PT na construção de uma infraestrutura urbana inclusiva, ou da luta do Freixo contra as milícias cariocas, que ganharam hegemonia no governo Cabral com o apoio de Lula? Pois é.

Agora estão aí, dispostos a participar da quinta campanha do PT prometendo guinada à esquerda com Meirelles na fazenda (ou na vice presidência). A quinta campanha da “picanha com cerveja”, sem projeto, sem proposta, sem defesa dos interesses nacionais e com promessa de privatização da Caixa e da Eletrobrás. A quinta campanha de um modelo econômico velho e esgotado que sequer conseguirá garantir o feijão com arroz no longo prazo.

Freixo ao menos se desfiliou do PSOL. Boulos ainda quer sequestrá-lo. O que destrói políticos e partidos não é a mudança, mas a incoerência e a irrelevância no debate público. O PSOL está perdendo sua seiva e sua coerência ao se tornar puxadinho do projeto neoliberal do PT. Já perdeu os votos de Freixo. Agora tende a ser esmagado na cláusula de barreira por se tornar satélite petista. E ainda pode vir o distritão…

A volta de Lula mudou o tabuleiro eleitoral. O PT, que caminhava para a derrota em primeiro turno, agora é favorito para chegar ao segundo. Mas a eleição não será um plebiscito entre o bolsonarismo e o petismo.

Nunca, nos últimos vinte anos, houve uma rejeição maior à polarização e aos seus representantes.

Vai ter terceira via, forte, e a grande questão para todos agora não é “se”, mas “quem”.

E é claro que podemos derrotar a polarização e o fascismo ao mesmo tempo. É só votar num terceiro candidato. Aliás, quem realmente está contra o fascismo deveria lutar para tirá-lo do segundo turno desde já. E isso não acontecerá votando em Lula, que nem no auge da popularidade e sentado na cadeira de presidente conseguiu vencer no primeiro turno. Tentar concentrar votos em Lula só vai reforçar Bolsonaro, pois joga para ele aqueles que detestam mais ao PT.

É por isso que Lula é implacável com seus aliados. Ele avança enquanto pode no seu projeto de destruição dos partidos de esquerda brasileiros. Está estilhaçando o PCdoB para garantir seu controle do PSB. Está destruindo o PSOL por dentro com Boulos e por fora tirando Freixo. O próximo da lista será o PSB. Com o avanço de Ciro, os candidatos que não querem associação com Lula acabarão saindo do partido, e o diretório de Pernambuco acordará isolado, cercado por Lula.

E enquanto ele destrói partidos e desarticula o impeachment, a morte pela peste, a fome e o desemprego destroem a vida dos brasileiros.

Detalhes insignificantes na sua estratégia política e eleitoral.

  1. Eu só quero entender qual é a do PSB, fizeram uma coligação vitoriosa com o PDT, e, hoje vive fazendo coligação com o PT como se tivesse uma dívida impagável com os petistas.

  2. Freixo com a arma apontada pra cabeça faz 20 anos propagandeia alianças com Lula e Jungman, msm após lançarem Marcia Tiburi pra lidar com anarcomilicia, baixada fluminense e a miséria generalizada.. Aqui no RJ, Marta Rocha tem q vir com sangue nos olhos e denunciar toda essa situação.

  3. Acho o Ciro o melhor disparado para ocupar a Presidência, mas as vezes também acho que ele possui grande rejeição e pouco popular para ser a 3 via e para chegar no segundo turno. Talvez estrategicamente, seria bom achar uma pessoa carismática que tivesse os mesmos conceitos do Ciro e se eleito, o chamasse para ser o Ministro da Fazenda por exemplo. Mas também não consigo pensar em outro candidato que pudesse ter carisma e conseguir todos os votos fora da polarização e ainda pensar política do Brasil como o Ciro. Então é apostar tudo em Ciro e apostar no João Santana para que a linguagem do Ciro se torne mais popular. E sou a favor de criticar tanto o Lula quanto o Bolsonaro, pra tentar conseguir os votos de quem rejeita os 2 candidatos. E se não der paciência, já me conformei que o povo brasileiro não tem maturidade suficiente para votar nas melhores idéias. Fiz muita campanha pro Ciro, principalmente em quem votou no Haddad e vi a dificuldade de gente que se diz de esquerda, preferir o “projeto” PT ao projeto Ciro. No fim das contas, não estão interessadas em projeto.

  4. Gustavo, ótimo texto.
    Fiquei decepcionado com o Miguel do Rosário. Lembro de uma live que você fez com ele sobre o Ciro. Ele agora é Lula e está se deliciando com isso. Tudo que ele disse naquela live era farsa.
    Continuo com você e o Ciro, pelo PND.
    Abraço.

  5. O Miguel disse que o Lula deu “xeque-mate” no Rio…

    Eu queria saber o valor desse CHeque que ele deu…

    Tomou uma invertida do Paes e o Freixo deu tiro nágua, depois filiou três caras que estão fora do PDT há anos…

    Esse Miguel… é mais ansioso que o Freixo.

  6. PRAGMATISMO de RESULTADOS de CiRO GOMES …
    … Há 3 décadas, o Ceará era pobre, mas depois do governo CiRO teve o DÔBRO do CRESCIMENTO econômico brasileiro (BC) e o MENOR CUSTO BRASIL (IPECE).
    … O Ceará lidera o estímulo a empreendedores, gera renda acima da média na capital e interior, é líder em produtividade e obtém os maiores investimentos em infra estrutura, inovação e meio ambiente, com a maior governança contra corrupção.
    … Ceará é Líder em TRANSPARÊNCIA e tem a melhor gestão fiscal do Brasil (a menor dívida).
    … Ciro Gomes demitiu 27.000 funcionários públicos e 600 jornalistas fantasma.
    … Ceará cobra a maior contribuição previdenciária do servidor de super salário (política contra abusos e Reforma Administrativa justa).
    … O maior SALÁRIO dos PROFESSORES e METADE de GOVERNADOR (Ceará comparado a São Paulo).

    SAÚDE CONTRA NOVAS EPIDEMIAS e EFEITOS PANDÊMICOS
    … Ciro defendeu a produção nacional de INSUMOS HOSPITALARES, inclusive para vacinas, antes da Covid, em 2018, enquanto PT e Bolso fazem POPULISMO.
    … Há anos, CiRO defende a TECNOLOGIA BRASILEIRA para fabricar Respiradores, Equipamentos Hospitalares e Remédios a preço honesto, gerando mais empregos de VALOR.

    REALIZAÇÕES de CiRO GOMES e PARCEIROS
    … Maior investimento em SANEAMENTO (IPEA) e Saúde (Sincofi) versus PIB, com a Menor DÍVIDA Estadual (BC).
    … Fortaleza tem 60% menos Favelas por Habitante do que as capitais do Nordeste, 4x menos que no Norte, 3 vezes menos que Guarujá e o mesmo índice de São Paulo (IBGE), apesar da alta migração do sudeste para lá.
    … CiRO GOMES CONSTRUIU um CANAL de ÁGUA para FORTALEZA em tempo record, avançou mais de 1 KM por DIA, pelo menor preço (R$/km) do Brasil. As grandes construtoras haviam recusado o preço justo, então ele dividiu 150 km de obra em 15 trechos de 10 km e relicitou. Obteve 15 pequenas e médias construtoras que trabalharam integradas (corruptores odeiam Ciro).
    … Ciro Gomes fez 80% da TRANSPOSIÇÃO do Rio São Francisco (MDR), obra de 100 anos realizada em menos de 6. Foi no gov.PT, mas CiRO agiu independente, sem o Alto Custo PT.
    … A ARENA Fortaleza é a MAIS BARATA por assento das últimas 5 COPAS (sustentabilidade internacional).

    CiRO CIÊNCIA
    … Ceará tem o Maior investimento proporcional em Escolas Técnicas (fonte: MEC) do país e em Ciência e TECNOLOGIA.
    … Fortaleza é uma das Capitais Tecnológicas do Brasil, junto com P.Alegre, Caxias do Sul, São Leopoldo, Blumenau, Joinville, Florianópolis, Maringá, Curitiba, S.José Campos, São Paulo, Sorocaba, Campinas, São Carlos, R.Janeiro, B.Horizonte, Sta.Rita do Sapucaí, Campina Grande e Recife.
    … CiRO é um dos raros líderes políticos br. que visita Centros de Pesquisa e Parques Tecnológicos brasileiros, com frequência.
    … o Ceará tem 82% das Melhores ESCOLAS Fundamentais do Brasil (fonte: IDEB) e 55% no Ensino Médio.

    HUMANISMO
    … Ciro é o MAIOR NOMEADOR de MULHERES do Brasil, mas jornalistas sem ética o acusam de grosseiro por ele rejeitar o assédio à ex mulher. CiRO a defendeu repetindo-a e foi acusado de ofensa.

  7. Curioso, nunca vi Freixo e Boulos chamarem Leonardo Boff, um bom homem de 82 anos de idade, de ‘um bosta’.

Deixe uma resposta