Isolamento social, vacinas, e socorro para as pessoas e empresas

CIRO GOMES Isolamento social, vacinas, e socorro para as pessoas e empresas ciro gomes bolsonaro pandemia covid saúde
Botão Siga o Disparada no Google News

Por Ciro Gomes – Meus amados irmãos brasileiros, com a notícia de quase 3 mil mortos num único dia e a sentença de morte de mais outros tantos amanhã e depois e depois, e depois… Deixem que lhes diga algumas coisas baseadas na melhor ciência, nas melhores experiências internacionais e nas evidências que nossa trágica realidade nos impõe. É textão, mas se eu conseguir salvar apenas uma vida, terá valido a pena.

1. O vírus é mortal!

2.O vírus não é mortal para todos. Mas ninguém sabe porque ele mata alguns e a outros não.

3. Não há remédios que previnam ou curem o vírus.

4. O vírus se transmite pelo contato direto entre as pessoas.

5. Só vacina resolve o problema do vírus.

6. Só a vacina resolve o problema do vírus.

7. Só a vacina resolve o problema do vírus.

8. Não há vacinas para todos nós brasileiros antes de DEZEMBRO deste ano de 2021.

9. Com muito atraso, nós já temos vacinas apalavradas para todos os brasileiros, 535 milhões de doses, que só serão aplicadas ao redor de DEZEMBRO deste 2021.

10. Se só a vacina resolve e se só teremos vacinas para todos no fim deste ano, o risco de contaminação de muitos de nós é TOTAL!

11. Como o vírus passa de pessoa para pessoa, mesmo que não tenham sintomas ou diagnósticos, precisamos inibir, idealmente, impedir, que a transmissão continue na velocidade mortal que está acontecendo.

12. Isto quer dizer, sem dúvida, que, enquanto a vacina não chegar a pelo menos 70% de nós, o que acontecerá só perto de SETEMBRO, na melhor hipótese, a única forma de não corrermos o risco de morrer, é evitar o contato com outras pessoas.

13. Evitar o contato com outras pessoas é muito difícil e muito sofrido. As pessoas precisam trabalhar, estudar, conviver com parentes e amigos, se divertir, ir à praia, ao shopping , CONVIVER!

14. Para que esta convivência vitalmente necessária para muitos (trabalhar, manter vivas as empresas, tratar da nossa saúde mental, exercer nossa liberdade) seja interrompida, precisamos indenizar os trabalhadores e as empresas por esta imperiosa necessidade de salvar vidas.

15. Então esta deve ser a nossa luta: promover o isolamento social (quanto mais radical, mais breve), pressionar por vacinas mais rápidas, lutar por um socorro às pessoas e empresas o mais eficaz possível.

16. O custo desta politica é muito alto. Quem for sério tem que ajudar a identificar fontes de recursos para financiar esta política de salvar vidas.

17. Este custo deve ser pago pelo governo com um conjunto de iniciativas que, com uma contribuição das classes mais ricas, usem a capacidade de endividamento do governo federal e uma politica de emissão de moeda buscando o melhor equilíbrio possível para que a iniciativa urgente e inadiável de salvar vidas agora, não comprometa a sorte da nação no futuro.

18. Isto é o que TODAS as nações do mundo estão fazendo, menos nosso sofrido Brasil.

Por Ciro Gomes