Ciro e Dilma

Ciro e Dilma
Botão Siga o Disparada no Google News

Não entendi a repercussão dada à discussão entre Ciro e Dilma. A ruptura pessoal entre eles era inevitável.

A pretensa relação pessoal decorria da militância política, do projeto que dividiram e que tem no golpe um divisor de águas.

Explico: Ciro Gomes teve papel importantíssimo na denúncia do golpe que interrompeu o mandato presidencial de Dilma. Ciro abandonou trajetória bem sucedida e muito bem remunerada na iniciativa privada para defender o mandato presidencial de Dilma Roussef.

O Ceará foi o estado que deu mais votos em defesa de Dilma e Ciro até hoje não hesita em afirmar que ela não cometera crime de responsabilidade. Portanto, que se tratou de golpe.

Disso decorreu convite para Dilma concorrer ao Senado pelo Ceará.

Casa foi alugada e enxoval foi comprado para receber Dilma em seu novo domicílio. Embora já aceita por Dilma, a candidatura ao Senado pelo Ceará não se efetivou, justamente para não consolidar a relação entre eles.

Essa candidatura deslocaria o vínculo político de Dilma do Sudeste para o Ceará, mais especificamente de Lula para os Ferreira Gomes.

A mudança de posição de Dilma a conduziu à derrota em Minas e significou afastamento pessoal dela de seus anfitriões, Cid e Ciro Gomes.

Restava a Ciro a difícil posição de defender alguém com índice de popularidade baixíssimo, enquanto Haddad confraternizava com os que promoveram o golpe contra ela.

Desse modo, Ciro estava diante do pior dos mundos: assumia a um só tempo o desgaste político da defesa intransigente do mandato presidencial de Dilma e, eleitoralmente, o isolamento decorrente da composição e da aliança entre golpeados e golpistas.

Ante tal situação, restou a Ciro o reconhecimento do fiasco do segundo mandato de Dilma, consubstanciado na afirmação de que o governo Dilma foi muito ruim, o que, se não justificava o golpe, ao menos significava que sua impopularidade impedia defesa popular de seu mandato, isto é, houve golpe e não houve luta, bem ao contrário do canto da militância petista.

Portanto, a ruptura anunciada hoje é o suspiro de uma relação que já não existia.

PS: Reflitamos. Fosse Ciro misógino teria ele convidado Dilma para concorrer ao Senado pelo Ceará? Defenderia um misógino o mandato da Presidenta?

  1. Aparentemente ex-Marketeiro do PT que hoje assessora Ciro (ou poderia ser um “giro” individual/individualista do Ciro) está o transformando a mensagem do candidato do PDT em uma emulação ao “Mamãe Falei” ou Aécio/PSDB do pré-Golpe… em uma gana incompreensível de se mostrar como o mais competitivo candidato da 3º via (do Capital).

    A estratégia “Biruta de Aeroporto”, além de transparecer desequilíbrio, ódio e rancor… Busca um eleitorado bolsonarista da classe média radicalizada que teria outras opções mais confiáveis ao antipetismo (Sérgio Moro, Datena, Gentilli, MBL, Novo, etc), porém o que apenas acarreta aparentemente é manter desesperadamente fanatizados (ou fanatizar) em estratégia equivalente que Bolsonaro tenta manter os seus fanatizados denominados ora por “Gado” ora por “Minion”.

    Enquanto isso, o povo sofre com fome e miséria sem tempo para esperar por modelos de mundo simplistas e idealizados que muito dificilmente se concretizaria na realidade complexa brasileira.

  2. Para quem tiver curiosidade sobre um outro ponto de vista, segue a análise mais apurada que li sobre a entrevista de Ciro ao Estadão (que provocou essa reação da Dilma):

    https://www.ocafezinho.com/2021/10/14/ciro-repete-delfim-e-manda-as-favas-os-escrupulos/

    Recomendo a leitura deste artigo acima para se ter uma perspectiva mais crítica e ajudar para que se pense com a própria cabeça, já que ficou comum nesses tempos a criação de bolhas na internet que buscam a fanatização com o intuito de (de)formarem seguidores de “Mitos”…

    A linguagem, a estética e a forma de comunicação de Ciro está cada vez mais parecida com o que já foi e ainda é utilizado por UDN, MBL, Gentili, Vem Pra Rua, Aécio pré-Golpe, Bolsonaro… Será que isso se aproxima ou se afasta do Trabalhismo de Getúlio Vargas, Jango, Santiago Dantas, Darcy Ribeiro, Brizola??? (além da sugestão de leitura, fica também o questionamento).

  3. Tem muita análise que o oCafezinho se esqueceu de fazer.

    Para quem tiver curioisidade:

    Quem disse que a Dilma não sabe dar ordem: Lula
    https://www.oantagonista.com/brasil/lula-confirma-que-seu-poste-era-um-poste/

    Quem disse q Dilma traiu seu eleitor: Lula
    https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2017-10-23/lula.html

    Quem negociou o Pré-Sal com Serra: Dilma
    https://youtu.be/yNYIAuVMKh0

    Quem tem grande respeito por Renan Calheiros: Dilma
    https://www.brasil247.com/poder/tenho-grande-respeito-pelo-renan-calheiros-diz-dilma-rousseff-video

    Quem sugere acordo para proteger todo mundo com a saida da Dilma (inclusive o Lula): Sergio Machado
    http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2016/05/em-gravacao-juca-sugere-pacto-para-deter-lava-jato-diz-jornal.html
    Isso aqui deixa um pouco menos delirante a polêmica sobre a conspiração. Na eleição seguinte o Lula já estava com essa turma e ainda está.

    Quem alterou plano de governo para incluir indepencia do BC: Haddad
    https://www.poder360.com.br/eleicoes/em-novo-programa-de-governo-haddad-defende-autonomia-do-banco-central/

    Quem jantou com a cúpula do MDB(Renan Calheiros, Jader Barbalho, José Sarney, Edson Lobão e Venezianio Vital do Rego) na véspera dos protestos liderados pelo PT: Lula
    https://bahia.ba/politica/lula-marca-jantar-em-brasilia-com-cupula-do-mdb/

    Quem quer dizer que quer ser indesejado para elite mas manda o Haddad amançá-los
    https://www.brasil247.com/brasil/lula-esse-lula-indesejavel-eu-quero-continuar-sendo
    https://www.brasil247.com/regionais/sudeste/em-reuniao-com-empresarios-haddad-exalta-era-lula-e-garante-que-pt-e-de-centro-esquerda

  4. Deixo aqui a pergunta ao Thiago,que comentou acima: em algum momento Ciro Gomes deixou de apontar as contradições e as barreiras morais que o PT sempre quis e fez transpor? Em algum momento as coisas postas por Ciro Gomes, desde que iniciou a retórica dura e de poucos amigos que ele sempre fez foram mentira?

    E veja só, não quero aqui ficar me passando por cirete, nem ser advogado dele, mas o PT tem alguma moral ou escrúpulo pra se queixar de alguém quando as pessoas sobem o tom contra eles? O petismo é muito bom da boca, mas péssimo dos ouvidos e da memória, pois hoje se arvoram no identitarismo para ser o sequito leal e pouco questionador que querem hoje e sempre tiveram (e a política identitária pouco ou nada se interessa ou compreende das questões de Estado), mas na hora de lembrarmos das perguntas feitas a candidatos se acreditavam em Deus ou se o sujeito era homossexual, além das campanhas contra Marina Silva, aaah meus amigos, aí todo mundo se cala. Como também há um silêncio de cemitério que não é de hoje em relação a Dilma como se ela não existisse, e como se ela não fosse invenção de Lula ou se a debacle econômica do PT não fosse também algo que passasse por ela, que por sinal, é no mínimo uma desleal, no que convido aos gaúchos que estiverem lendo esse texto que pudessem melhor nos explicar a eleição Tasso x Collares em que Dilma sai do PDT difamando Collares e cuspindo no prato que comeu.

    Por essas e muitas outras mais, se Ciro Gomes quer chegar ao segundo turno, terá que fazer frente ao PT e ele poderá faze – lo pois é alguém que viveu esses bastidores podres e somente numa linguagem mais elevada é que poderá levar a esquerda ou parte dela para si, e mais do que isso, o petismo mais do que tudo, deve ser destruído, pois antes de qualque outra coisa, o petismo é uma pútrida e perniciosa forma de pensar.

Deixe uma resposta