Planejamento em nível superior

ELIAS JABBOUR: Planejamento em nível superior
Botão Siga o Disparada no Google News

Avançar para o socialismo sob as restrições intransponíveis impostas pelo Meta Modo de Produção implica a adoção de uma abordagem de planejamento adequada, solidamente fundamentada em uma vasta gama de informações e previsões, e que deve necessariamente ser compatível com o mercado.

Esse tipo de planificação inclui projetar empresas fora do sistema de preços, mas com possibilidades de resultados ótimos, sob o ponto de vista econômico e social, no longo prazo. Uma sociedade socialista que se desenvolve sob os constrangimentos de uma ordem econômica internacional baseada na existência e liberdade de ação lei do valor – e com a quase totalidade da produção voltada ao mercado -, deve estar preparada para planificar de forma a criar “competitividade futura”.

Essa planificação, muito diferente da soviética, deve estar dotada de material humano e informacional (Big Data) capaz de fornecer informações “just in time” e compatível com o mercado. Os planejadores podem realizar intervenções compatíveis com o mercado no sentido de influenciar a distribuição de recursos de acordo com um exercício de otimização que internaliza a estrutura futura de preços determinada exogenamente, utilizando informações de previsão superiores não disponíveis para atores individuais.

Alternativamente, ou de maneira paralela, eles podem internalizar em certa medida o próprio processo de formação de preços, orientando-o para resultados mais consistentes com os objetivos estratégicos sociais, econômicos e ambientais finais do que aqueles que seriam produzidos pela “mão invisível do mercado”.

O planejamento compatível com o mercado não é exclusivo do socialismo, mas é particularmente crucial sob o socialismo. Seria o planejamento compatível com a Nova Economia do Projetamento que está emergindo na China atualmente.

Por Elias Jabbour