Pesquisa XP/IPESPE traz resultados diferentes do Datafolha

Pesquisa XPIPESPE traz resultados diferentes do Datafolha
Botão Siga o Disparada no Google News

Por André Luiz V.B.T. dos Reis – Resultados bem diferentes do Datafolha de ontem. Lula e Bozó oscilam para cima, mas dentro da margem de erro, o primeiro de 44% para 45%, o segundo de 32% para 34%. Ciro manteve 8%, e Tebet oscilou de 2% para 3%.

Doria ainda estava no levantamento, oscilando de 4% pra 2%. Como a pesquisa traz 3% de votos nulos e brancos e 2% de indecisos, Lula também estaria à beira de uma vitória no 1º turno.

Agora, notem a proporção pequena de votos nulos e brancos.

A pesquisa foi feita por telefone, e assim tende a focar em pessoas mais engajadas politicamente do que pesquisas realizadas na rua. Na rua temos o efeito levantado ontem por Gustavo Castañon na live do Sol da Pátria. O índice de abstenção no Brasil está chegando próximo de 40% do eleitorado, o que pode causar distorções entre os resultados das pesquisas e a tendência real das urnas. O que parece nítido, no entanto, é a continuidade da polarização entre os dois líderes das pesquisas, e o favoritismo atual de Lula.

Por André Luiz V.B.T. dos Reis

  1. Por que vocês não fazem uma Frente Ampla contra o PT unindo-se a Bolsonaro, não apenas na prática, mas formalmente? Façam um acordo com os fascistas priorizando os ataques contra Lula, usando a propaganda antipetista da mídia empresarial, falando em “inocência técnica” e outros sofismas usados por órgãos neoliberais desonestos como o “Estado de São Paulo” e “o Globo”, para acusar implicitamente Lula de ser um corrupto, sem necessidade de apresentar provas, como fez a LavaJato. Seria bem mais honesto do que o esforço em participar do combate ao PT desenvolvida pelas organizações da direita mascarado de críticas falso moralistas como fazem a grande mídia e os bolsonaristas. PS: não sou e jamais serei petista. Sou comunista e, por isso, tenho compromisso moral com a verdade e com a análise concreta da realidade concreta que recomendam prioridade total ao combate à ameaça que o bolsonarismo representa. Se Ciro fosse o melhor nome para unir o campo democrático e popular, o apoiaria sem me empolgar com suas promessas como não me empolgam as promessas petistas. O que me mobiliza é a organização dos trabalhadores e do povo em luta para conquistar os seus direitos, atuando conscientemente para mudar o seu destino Nem Lula, nem Ciro ou qualquer outro tipo de populismo seriam capazes de transformar o Brasil por decretos. A luta revolucionária é a luta não institucional tendo como objetivo final a conquista do socialismo.

Deixe uma resposta