Rodrigo Pacheco é reeleito Presidente do Senado com apoio de Lula e do STF

Rodrigo-Pacheco-é-reeleito-Presidente-do-Senado-com-apoio-de-Lula-e-do-STF
Botão Siga o Disparada no Google News

O senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG) foi reeleito Presidente do Senado Federal, e do Congresso Nacional, com 49 votos contra o senador Rogério Marinho (PL/RN) que obteve 32 votos. O senador Eduardo Girão (PODE/CE) que também pleiteava o cargo retirou sua candidatura.

O atual Presidente do Senado teve o apoio do governo e da maioria do Supremo Tribunal Federal (STF). Enquanto Lula “demitiu” ministros que tivessem mandatos parlamentares para votar nas eleições para as Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ministros do STF atuaram como cabos eleitorais pedindo votos para Pacheco.

O apoio da cúpula do Judiciário se deu devido à possível hostilidade do candidato Rogério Marinho, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que teria a prerrogativa de abrir processos de impeachment contra ministros do Supremo.

Eduardo Girão, lavajatista convicto e apoiador do ex-juiz suspeito e agora senador Sergio Moro (União/PR), retirou sua candidatura para engrossar a votação do candidato bolsonarista, o que não foi suficiente.

A base de Rodrigo Pacheco já era robusta o bastante para vencer a disputa ainda que por votação apertada, mas o peso do governo aumentou a diferença e evitou um fortalecimento da bancada bolso-oposicionista.