O alerta francês sobre a extrema direita

Eric-Zemmour-et-Marine-Le-Pen-1121099 O alerta francês sobre a extrema direita
Botão Siga o Disparada no Google News

O Front Nacional é historicamente o partido de extrema direita na França, e Marine Le Pen é sua liderança política. O “Front” deve ser o partido neofascista mais orgânico e estruturado do mundo, com apoio de sindicatos e vários setores da sociedade francesa.

Uma última pesquisa mostrou o apoio dos candidatos presidenciais entre trabalhadores franceses. A pesquisa constatou os números abaixo. Os dois candidatos favoritos, somando 48% das intenções de voto, são da extrema direita: Marine Le Pen e Eric Zemmour.

O alerta francês sobre a extrema direita len pen zemmour
Fonte: Instituto de Pesquisa Cluster17: https://cluster17.com/

Em 2017, em uma eleição marcante, Le Pen foi ao 2º turno contra Emmanuel Macron. Muitos na esquerda apoiaram o Macron desde o 1º turno. “O único candidato capaz de vencer a extrema-direita”. A vitória foi ampla: 66% para Macron e 33% para Le Pen. No curto prazo, funcionou.

Macron, porém, manteve o modelo econômico vigente na França, e redobrou a aposta no liberalismo econômico. E começaram os problemas: manifestações populares imensas, como a dos “Coletes Amarelos”, resistência social. O presidente eleito por 66% da população nunca decolou.

4 anos depois, o resultado. Surge mais um candidato de extrema-direita na França, Zemmour, com propostas ainda mais radicais. Le Pen, do Front Nacional, parece ser uma moderada no debate político francês. Os 2 candidatos favoritos entre trabalhadores são da extrema direita.

A intenção de votos da extrema-direita saltou de 34% em 2017 para 48% agora, sendo quase a maioria da sociedade francesa. Esse é o resultado de votar no medo e em projetos políticos rebaixados. O fascismo é a febre, não a doença. Ou se combate de frente, ou ele se fortalece.