Estudo mostra que há mais de 75 milhões de pessoas ameaçados pela fome no Brasil

Estudo mostra que ha mais de 75 milhoes de pessoas ameaçados pela fome no Brasil
Botão Siga o Disparada no Google News

Por Ciro Gomes – Já passa de 75 milhões o número de irmãs e irmãos brasileiros ameaçados pela fome, a maior privação que um ser humano pode enfrentar. Com este número cruel e vergonhoso acabamos de suplantar a média mundial.

Esta realidade pavorosa, cuja face está exposta em cada pedaço do território nacional, foi revelado em estudo divulgado ontem pela Fundação Getúlio Vargas. É mais que vergonha, é crime gigantesco contra a humanidade!

Tudo isso ocorre sob os olhos complacentes das autoridades e da sociedade no país que mais produz alimentos do mundo. E não por acaso também um dos campeões mundiais de desigualdade.

A insegurança alimentar atinge agora 36% da população. A fome no Brasil aumentou quatro vezes mais que a média mundial. As mulheres – e por consequência as crianças – são as mais vulneráveis.

O fato de termos o governo mais cruel e incompetente da história não explica sozinho este pré-apocalipse. A pandemia muito menos. A causa mais profunda está no modelo econômico.

Um modelo que faz com que a fortuna dos cinco brasileiros mais ricos seja maior do que a soma de tudo que possuem os 100 milhões mais pobres. E que um país arruinado abrigue quatro dos dez bancos mais rentáveis do mundo.

Por Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, ex-ministro da Fazenda, ex-ministro da Integração Nacional e pré-candidato a Presidente da República.