Li com enorme surpresa a carta aberta de Atílio Boron dirigida à Ciro Gomes solicitando a renuncia do candidato do PDT. Qual o argumento? O dilema é democracia ou fascismo! A manutenção da candidatura de Ciro, segundo Atílio, somente facilitará a vitória do Bolsonaro.
Atílio é informado sobre temas latino-americanos e não ignora as condições atuais da disputa brasileira. No entanto cala sobre os gravíssimos erros e convicções de Lula, Dilma e o PT. Cala também sobre suas alianças e sobre o rebaixamento das diretrizes do petucanismo.
Não recordo uma carta de Atílio durante os longos 14 anos do PT alertando para os erros e – mais grave ainda – sobre as convicções liberais de Lula, Dilma e o PT. Não recordo uma carta dirigida a seus amigos sociólogos brasileiros destinada a correção de rumo dos governos do PT!
Finalmente, creio que na atual disputa eleitoral as pequenas paixões deveriam ceder espaço para a reflexão crítica que, no fundo, na interdição permanente da crítica produzida por Lula e o PT, foi a grande responsável por nos trazer para esse impasse aparentemente sem solução.