Foi Roosevelt, e não Hitler, quem se recusou a cumprimentar Jesse Owens

Botão Siga o Disparada no Google News

Por Cesar Benjamin – Alguns amigos ficaram revoltados quando eu postei aqui que é falsa a versão de que Hitler se retirou do Estádio Olímpico de Berlim quando o negro americano Jesse Owens venceu a prova dos 100 metros rasos, derrotando os competidores “arianos”. O filme sobre isso, que todos já vimos, é uma montagem. Hitler levantou-se de seu lugar na tribuna do estádio para cumprimentar o americano, mas essas cenas foram cortadas.

Em 1936, Hitler ainda queria cultivar uma boa imagem, especialmente junto aos americanos, que financiavam a retomada da economia alemã.

Quem se recusou a falar com Jesse Owens foi ninguém menos que Franklin Roosevelt, que só recebeu na Casa Branca os atletas brancos da delegação americana.

Na foto abaixo, vemos ninguém menos que Ella Fitzgerald presa nos Estados Unidos, em 1955, por cantar para uma plateia mista, onde havia brancos e negros.

A foto mostra Ella Fitzgerald sendo presa por canta para uma audiência mista.

Só em 1968 os Estados Unidos soltaram o último casal de namorados que estava preso por serem de diferentes “raças”.

Quando vocês ouvirem dizer que o Brasil sempre foi “o país mais racista do mundo”, desconfiem. Tem muito dinheiro financiando isso.

Por: Cesar Benjamin.