Flamengo x Palmeiras: o clássico nacionalizado

Flamengo x Palmeiras o clássico nacionalizado
Botão Siga o Disparada no Google News

Por André Luiz Dos Reis – Um estudo recente da Pluriconsultoria apontou que apenas três clubes brasileiros tem mais torcida fora do próprio Estado de origem.

O Flamengo é o mais nacionalizado. Nada menos que 75% da torcida d’O Mais Querido são de fora do território fluminense. O segundo lugar também não surpreende tanto: é o Vasco da Gama, que tem 71% de seus torcedores em terras distantes do Rio de Janeiro.

É bem possível que essas proporções sejam ainda maiores. Mas vamos deixá-las assim.

Flamengo e Vasco são, disparados, os dois clubes mais nacionalizados do Brasil. E assim, é também o clássico com maior difusão no território nacional. Um Flamengo e Vasco tem potencial de mobilizar quase 40 milhões de torcedores diretos FORA do Rio de Janeiro. Nenhum outro clássico do país tem essa repercussão do Oiapoque ao Chuí. [um Corinthians vs Palmeiras, por exemplo, não tem potencial maior do que 20 milhões de torcedores diretos fora de São Paulo.]

Bom, isso aponta a calamidade em que se encontra o Vasco da Gama. A situação do Gigante da Colina é incompreensível diante da magnitude da instituição.

Mas eu falava que só três clubes tem proporção maior de adeptos fora do próprio Estado. O terceiro é justamente o Palmeiras, que decide hoje a Libertadores de 2021 com o Flamengo. 55% dos torcedores alviverdes estão, segundo a Pluriconsultoria, em regiões não paulistas.

O termo ”clássico” ainda não pode ser usado para enfrentamentos de grandes fora do próprio Estado, por isso não há qualquer comparação possível entre a disputa de hoje e, por exemplo, um Flamengo e Vasco, ou um Corinthians e Palmeiras. A intensidade seria muito maior.

No entanto, conforme a nacionalização do futebol avance, Flamengo e Palmeiras saem na frente na construção de um embate de enormes repercussões nos mais variados locais do nosso país.

Saem na frente, pois dificilmente os dois clubes deixarão de decidir e disputar os principais campeonatos ao longo dessa década. Estão bastante sólidos de finanças e estrutura, e tem elencos fortíssimos.

Ou seja, toda a história que vimos entre Flamengo e Palmeiras até agora está só em seu início. É até provável que a cereja do bolo fique pras próximas gerações. [Vejo um tempo, e já está chegando, em que 1/3 do país torcerá pra Flamengo ou Palmeiras.]

Por André Luiz Dos Reis