A falsa polêmica da aliança Lula-Alckmin

A falsa polemica da alianca Lula-Alckmin
Botão Siga o Disparada no Google News

Por Cesar Benjamin – Há uma grande polêmica sobre a eventual chapa Lula-Alckmin. Muitas análises. Sutilezas. Estratégias: puxa daqui, atrai dali, contorna acolá. Para mim, a coisa acaba ficando complexa e especulativa demais.

Acho que a melhor explicação é a mais simples: a história colocou Lula no colo da esquerda, mas ele nunca se sentiu bem nesse lugar. É um político conservador, como, aliás, já anunciou muitas vezes. Sente-se bem entre seus pares. Sabe que a política conservadora é corrupta e convive bem com essa realidade.

Não digo isso para diminuí-lo. Muitos políticos conservadores deram contribuições positivas aos seus países. Lula é, também, um democrata e tem preocupações sociais, não importa se por convicção ou por esperteza.

Apoiá-lo, nas atuais condições, não é vergonhoso. Temo que não seja suficiente para fazer frente à profundíssima crise da sociedade brasileira. Uma crise de dimensões históricas, que ameaça a própria existência da Nação.

Seguir Lula traz vantagens eleitorais. Mas já vão quatro para cinco décadas que, por isso, a esquerda brasileira abriu mão de sua identidade e de seu papel. Mesmo ganhando eleições, praticamente desapareceu como referência ideológica na sociedade.

É um altíssimo preço. Acho que não vale a pena pagá-lo. Mas é apenas uma opinião pessoal.

Por Cesar Benjamin