Machão pede penico. Bolsonaro tem que cair

Machão pede penico. Bolsonaro tem que cair
UESLEI MARCELINO/REUTERS
Botão Siga o Disparada no Google News

O recuo humilhante de Bolsonaro na tarde desta quinta coroa uma semana trágica para ele, que se isola da direita liberal e de parte do empresariado, de parte do Centrão – dividido entre o desembarque e o aumento de preço -, do Supremo e de sua despirocada base fascista. A raiva demonstrada pelos caminhoneiros em vídeos que viralizam pelas redes pode se espalhar pela base da sociedade e corroer rapidamente seu piso de 25% de sustentação.

Mais do que tudo, a investida do dia 7 mostra que Bolsonaro e os generais picaretas que o rodeiam são péssimos militares. Não conseguem planejar uma ofensiva e equacionar seus riscos, o teatro e o timing das operações, os possíveis aliados e definir quem é o inimigo. Acima de tudo, não formularam uma diretriz geral a ser seguida, levando em conta possíveis movimentos táticos de recuo. E isso tudo com a assessoria carésima de Steve Bannon.

Imaginem Napoleão, Zukhov ou Giap, depois de um revés, avaliarem que o fracasso se deveu “ao calor do momento”. Militar sério é treinado, educado e posto a prova para agir “no calor do momento”. Somente desocupados como Bolsonaro, Mourão, Heleno, Braga Netto & cambada agem na galega e no improviso da esperteza.

Cagões, despreparados, ignorantes, vagabundos. O golpe virou vinagre. Seria agora a hora de se ir para cima. Um inepto fascistizado desses não tem a menor condição de viver em sociedade. Prisão para ele e sua turma!