Lula e a tática do ‘deixa que eu chuto’ sobre o salário mínimo

lula-fernando-haddad Lula e a tática do 'deixa que eu chuto' sobre o salário mínimo jones manoel
Botão Siga o Disparada no Google News

Lula ganhou a eleição na tática do “deixa que eu chuto”. Falou muito do que iria fazer, sem debater o como. Exemplo clássico foi a entrevista onde ele, perguntado sobre como iria aumentar o salário mínimo, respondeu “aumentando”. Tática eleitoral eficiente. Mas tem um porém.

Isso cria uma expectativa na população de mudanças rápidas que dependem só da ação do presidente. Dado a própria forma da campanha eleitoral, a expectativa atual de largos setores do povo trabalhador é uma melhora rápida nas suas condições econômicas de vida.

Boa parte do povo trabalhador ficará impaciente caso não sinta rapidamente mudança na geração de emprego, poder de compra dos salários, redução do custo de vida e aumento da sua capacidade de consumo. Da esperança para decepção e ódio é um pulo.

As políticas apresentadas até agora pelo Governo Lula, embora importantes, não tocam na vida da maioria do povo trabalhador de forma direta. Em resumo, é a economia!

E a demora em aumentar o salário mínimo vai custar caro demais em popularidade!

Sobre o salário mínimo segue meu vídeo:

O Governo Bolsonaro era protegido pela grande mídia (especialmente a política econômica) e tinha uma poderosa rede de fake News. Até onde me consta, o Governo Lula não tem essas duas coisas. Isso significa, dentre outras coisas, maior fragilidade frente a opinião popular.

Alguém tem dúvidas, por exemplo, que já já a grande mídia vai dizer que o desemprego que segue nas alturas é culpa do Governo Lula? E qual será a resposta de vocês? Dizer que a culpa é de Bolsonaro e ficar elogiando Lula nas redes sociais?

Não custa pensar.

Deixe uma resposta