Lula pode tudo?

Botão Siga o Disparada no Google News

Até agora o ex-presidente Lula não se pronunciou diante da denúncia de um grande esquema de superfaturamento das vacinas.

O atraso da vacinação do Brasil não é fruto apenas do negacionismo, da incompetência e da maldade de Bolsonaro. Foi por dinheiro, muito dinheiro.

Ao Bolsonaro, desejo impeachment, cadeia e o resto ainda não tem nome, como dizia Clarice Lispector.

Porém é de onde menos se espera que aí mesmo vem nada.

Por isso, o que me assusta é a postura de Lula. A internet em São Bernardo caiu? Por que hesita e demora tanto para denunciar?

Luís Inácio Lula da Silva é o maior político brasileiro vivo. Venceu 4 eleições seguias e é favorito para as próximas. Milhões de brasileiros melhoram de vida e, por isso, muitos ainda têm gratidão. Lula é um líder popular. Veio do povo e, de alguma maneira, fez por todos nós.

Mas isso quer dizer que Lula pode tudo?

Até quando parte do eleitorado e da militância progressista vai desonrar sua natureza crítica?

Lula pode desenterrar Sarney e Eunicio Oliveira, ambos destruídos eleitoralmente? Repare, não estou falando de acordos com forças eleitorais que estão vitoriosas.

Lula pode dizer abertamente que defende privatizações de bancos públicos nessa conjuntura?

Lula pode nem tentar reverter as reformas liberais dos últimos anos?

Lula pode seguir com a mesmíssima lógica de segurança pública que encarcerou negros e pobres como ninguém?

Lula pode continuar pensando o país como pensou em 2002? Lula pode nem citar reverter os inúmeros crimes privatistas dos últimos anos?

Criar o espantalho de que não é viável impor um socialismo de uma vez e, por isso, concessões precisam ser feitas não justificam um falta de projeto e pouca crítica econômica interna. Não estou cobrando e nem desejo que Lula seja um bolchevique, apenas um patriota.

Não basta dizer que Lula foi republicano demais com a Globo e o Judiciário, sem contar que foi conivente com o lucro exótico dos bancos brasileiros, concentrando, sim, renda.

Não é porque a realidade distópica de Bolsonaro ainda está em vigor que o Brasil precisa engolir um Lulismo sem crítica, projeto e compromisso.

Lula pode elevar o debate e as projeções de um Brasil soberano, desenvolvido e com justiça social. Basta querer.

Mas o que me estranha é o eleitorado e, pior, a militância política progressista construir a política como se fosse um programa de auditório.

Ao Bolsonaro, desejo um pior fim possível. Ao eleitorado progressista, pergunto: Lula pode tudo?