Por que Ciro desperta tanto ódio nos lulistas

Porque Ciro desperta tanto odio nos lulistas
Botão Siga o Disparada no Google News

Ainda estamos distantes da campanha de 2022 e as manifestações de ódio e de desqualificação contra Ciro Gomes por parte de lulistas, aqui em minha página, vem crescendo, em número e em intensidade, de modo exponencial.

E a coisa ainda não começou pra valer…

Qual as razões que explicam tanto ódio e tanta desqualificação?

Isso tem a ver, tal como eu vejo as coisas, com paixões tristes, tal como as define Spinoza.

Quando o irmão mais velho diz para o mais novo que Papai Noel não existe, o segundo fica com muita raiva…

Parte das razões desse ódio aparece na seção dos comentários a qualquer postagem que diga que os lulistas odeiam Ciro.

É tiro e queda! C. Q. D.

Elas e eles nem disfarçam mais.

É catarse na veia…

Lula é uma personalidade política para quem as ideias giram em torno de seu próprio umbigo.

Lula encerra nele mesmo o seu próprio programa político; e não poucos lulistas amam isso, devido ao mecanismo psicológico da “identificação primária”.

Ciro é uma personalidade política que – como negar? – se esforça herculeamente para associar o seu nome a um conjunto de diagnósticos, projetos e propostas; e os lulistas da “identificação primária” não estão nem aí para isso.

Nas críticas que esses lulistas endereçam a Ciro, JAMAIS aparecem as ideias de Ciro, seus diagnósticos, projetos e propostas.

Essa ausência se dá porque as críticas são apenas expressão de paixões tristes, dentre elas, e sobretudo, o ódio…

Por que ódio a Ciro?

Porque a “identificação primária” é uma miséria psíquica e porque, como dizia Stendhal, a diferença engendra ódio…

PS
A “identificação primária” é a forma original e primitiva de apego emocional a algo ou a alguém antes de qualquer relação com outras pessoas ou objetos: “a primeira e mais importante identificação de um indivíduo, sua identificação com o pai em sua própria pré-história pessoal… com os pais”. [Freud, “O ego e o id”, Metapsicologia, p. 370 da ed. inglesa]

  1. Vocês estão fazendo campanha de ódio também e são agressivos nas chamadas! Debater o Brasil, não é fazer campanha política para ninguém. O canal do Duplo Expresso faz debate de verdade!

  2. Gostei da linha de discussão. Que tal seguir na linha e tratar do pulo que o pobre deu, de Lula para Bolsonaro? E, sem querer especular, mas já especulando, o que pode levar esse mesmo estrato da sociedade a voltar a votar no Lula, depois de votar em Bolsonaro. E se não for pedir muito: por que não votam no Ciro? Tem a ver com identidade? Linguagem?

  3. Os petistas gostam de inimigos, infelizmente o PT e Lula educaram o povo nessa linha do bem contra o mal. Votei no Lula em 94, 98, 02 e 06. Votei na Dilma em 10 e em 14 votar nela foi a coisa mais difícil da minha vida eleitoral. Votei em Haddad no 2 turno, com toda aquela molecagem do Lula, por nao querer Bolsonaro no Poder. Hoje afirmo, com toda minha certeza, PT nunca mais!

  4. É bem isso, nunca tenta rebater o projeto de Ciro Gomes. É uma infantilidade infernal. Nem tento mais dialogar com eles. Vamos mostrar para a grande porcentagem que não quer o PT de volta, que se votar em Bolsonaro, Lula vai vencer no 2° turno, e só Ciro Gomes aue tem voto da esquerda e consegue com facilidade voto da direito, vence Lula no 2° turno.

Deixe uma resposta