Lula e Rodrigo Maia: os comunistas tinham razão?

lula rodrigo maia comunistas pcdob ciro gomes pdt pt

Os comunistas enxergam longe e já tinham observado em Rodrigo Maia uma figura diferente de Bolsonaro. A agenda econômica pode ser considerada a mesma. Mas na política até esse tipo de coisa varia. Os comunistas do PCdoB foram escorraçados, chamados de “traidores” por toda a esquerda quando decidimos apoiar Maia à presidência da Câmara. Particularmente acho que Maia é uma das figuras mais importantes em uma república dilacerada pela extrema-direita.

Mas o PCdoB não tem o direito, segundo muitos “revolucionários” de dar um apoio pontual a Maia, nada programático, nada de princípios. Petistas jogaram em nossa cara esse apoio. Mas seus deputados diziam publicamente apoiar Freixo, mas em peso votaram em Maia. A vida para quem faz grande política é dura. Os comunistas do PCdoB continuaram a ser escorraçados. Nenhuma força política no Brasil é tão patrulhada quanto o PCdoB.

Lula sai da cadeia. Faz um discurso para a militância: “O PT não nasceu para apoiar ninguém”. Com muito ódio no coração dispara para dizer que “o único partido político do Brasil é o PT”. Abre-se um flanco no campo patriótico, pois ninguém é obrigado a aguentar certas coisas. Inclusive Ciro Gomes, atual alvo preferencial dos bolsominions de sinal invertido.

E as posições do PCdoB continuam sendo patrulhadas, Com uma experiência de 100 anos de duas ditaduras que tentaram nos destruir, proclamamos por uma Frente Ampla contra o fascismo. Novamente petistas, intelectuais de classe média e militantes de partidos mais parecidos com grupos de estudos nos julga: “PseuDoB”, “traidores”, “conciliadores”.

Lula sai da cadeia. Para a massa de fanáticos que o segue faz o discurso que nos derrotará em 2022: polarização. A militância chora. Ama. Mas Lula não é burro e conviveu por 30 anos com os comunistas. Algo aprendeu.

LULA PROCUROU RODRIGO MAIA. A pauta é concreta: campanha eleitoral, nas entrelinhas um convite para enfrentar o fascismo e ser vice numa provável campanha. Bolsominions de sinal invertido vão enlouquecer, chorar, rasgar ficha de filiação. Vão jorrar posts e textões.

Moral da história: Lula sabe que se depender da militância dele, ele estaria ainda preso e desobrigado de apresentar alternativas ao país. Na rua, é obrigado a se abrir, pois sabe que se perder o centro, volta para a cadeia e morre politicamente. Lula é um estadista, não um doente mental.

E mais uma vez os comunistas do PCdoB tinham razão…

Por Elias Jabbour

Sair da versão mobile