A ficha dos petistas está caindo (Já era hora)

Dilma petista e Levy

Não vou responder ponto por ponto o texto de Victor Moreto não porque não o conheça, mas porque em grande medida é mais do mesmo. Quero pontuar aqui, no entanto, aquilo que de novidade que começa a surgir nos blogs e no discurso desconsolado petista: a consciência de que não são mais hegemônicos na esquerda.

A tentativa de classificar Ciro como “A nova Marina”, o que no campo pessoal não é senão uma honra para ele, esbarra em duas realidades insofismáveis. Quem aplicou o programa de Marina em 2015 foi o PT, o que levou ao rompimento dos Gomes, e Ciro não foi para a direita, ao contrário, cobra o PT com um programa muito mais progressista do que qualquer coisa que o partido já defendeu nos últimos vinte anos.

Qual o sentido da metáfora petista da “Nova Marina”? É porque “marinar” para eles não significa ir para a direita, eles não se importam com isso, porque já estão na direita junto com Meirelles e Levy há muito tempo. “Marinar” para o PT significa romper discursivamente de forma definitiva com o PT.

Ah, então ex-companheiros, podem acreditar: nós marinamos!

O texto de Moreto, desconsoladamente, reconhece isso. Agora falta o endosso de figuras representativas do petismo.

Isso provavelmente virá quando a tentativa de intriga e enganação sem fim de Lula der com os burros n’agua diante de um Lupi que é filho, filho mesmo, filho espiritual de Brizola, o homem mais traído por Lula e o PT durante toda sua vida.

Desconsolado por reconhecer que o PT não lidera mais à esquerda, Moreto afirma que está tudo bem, porque o PSOL está com eles.

Não vou entrar aqui nas decisões internas de outros partidos, mas aposto que a maioria do PSOL hoje está muito insatisfeita com essa submissão de imagem do partido ao PT.

E o PT não tem mais a maior base social do país, o Lula tem é em sua maioria eleitores de grotões.

Nós sabemos disso, o PT perdeu os sindicatos e a classe média.

E não, Benedita não será vice de Freixo.

E não, no verbete “política econômica” PT e PDT não tem nada a ver. Somos desenvolvimentistas e sociais democratas, não sociais-liberais.

E não, Ciro não interveio no Banespa para privatizá-lo, e sim para deter a falência do banco.

E não, Ciro nunca fez parte do governo FHC, como professor de história Moreto podia passar sem essa vergonha.

E não, Ciro não chamou Lula de “defunto político”, mas de “defunto eleitoral”, porque está impedido pelo judiciário de se candidatar pelos próximos oito anos.

E não, Ciro não cometeu essas agressões antes das eleições, mas depois.

E não, Alberto Fernandez não foi escolhido por ser dócil, mas por ter votos que Cristina não tem e poder governar com pessoas que não governariam com Cristina.

Por não ter acusações judiciais pesando contra ele.

Exatamente como Ciro.

Qualquer criança de dez anos sabe porque Lula, que tem 27% dos votos válidos no Brasil para transferir (e confesso que isso de fato me surpreendeu), deveria ter apoiado Ciro que tem só 13%.

É porque os votos de Ciro não são de Lula nem do PT.

É porque Ciro não responde processos criminais.

É porque Ciro poderia governar com pessoas que não governam mais com o PT.

É porque Ciro ampliava.

E principalmente é porque, se Lula transferia 27% dos votos para o primeiro turno, transferia rejeição de mais de 60% para seu candidato.

Resumindo: de onde o Ciro Gomes tirou que era a vez dele?

Das pesquisas de segundo turno, onde vencia Bolsonaro entre oito e doze pontos enquanto Haddad perdia (com exceção do… Vox Populi)

Fim.

Moreto se pergunta sobre Lula: “Como esse “enganador profissional” conseguiu que um nome ainda desconhecido fora de São Paulo tivesse mais do que o dobro de votos que ele, Ciro, obteve em todo o país?”

Ora Moreto, sendo um enganador profissional!

Ou você se esquece que Lula enganou o povo brasileiro até a um mês das eleições fingindo que seria candidato exatamente para não deixar ninguém crescer na esquerda? Esqueceu que o PT imprimia e distribuía cédulas no Nordeste dizendo que o candidato era Lula?

Não queira equalizar as tentativas de Ciro de conseguir aliados no Centrão, coisa que o PT fez durante todos esses anos, com os crimes de Lula que resultaram no esfacelamento do PSB e sequestro do PCdoB. Elas são exatamente o contrário!

Ciro estava tentando obter tempo de TV para lutar contra o golpe e o neoliberalismo, Lula deu tempo de TV que a esquerda mal tinha para o golpe e o neoliberalismo. Porque? Porque o inimigo de Lula não era o neoliberalismo, era Ciro!

E sendo Ciro, Lula deu cavalo de pau na beira do abismo e caiu nele.

Vocês não queriam que Ciro salvasse vocês do abismo porque, como você mesmo diz, o povo não o elegeu. O que vocês queriam é que ele caísse no abismo com vocês.

A eleição já estava perdida. Todos os menos de 13% dele já haviam sido transferidos e não eram suficientes para o anti-petismo.

Fernando Brito, depois de ofender Ciro a campanha inteira, chegou a pedir, “Ciro, venha morrer conosco!”

Ora Fernando… uma ova!

Agora acabou. Como vocês podem não reconhecer que foram longe demais?

Que toda essa atrocidade política não tem volta?

O PT tem que parar de se comportar como um homem assediador que não se conforma com o fim da relação.

O crime que o PT cometeu com a esquerda e o país essa eleição, não tem perdão.

Não, é não.

O amor acabou.

Por fim, Moreto diz que “O que Ciro Gomes parece querer não é um lugar na presidência, mas na história.”

Não poderia concluir melhor.

Quem quer o poder pelo poder é Lula, é Haddad que prometeu Marcos Lisboa na fazenda e independência do BC.

Ciro quer é mudar o destino do país.

Por Ricardo Franco

Sair da versão mobile