Diante do colapso na saúde, “o lockdown vem aí”, segundo Átila Iamarino

A nova live do biólogo Atila Iamarino no Youtube trouxe péssimas notícias, mas nenhuma surpresa a quem vem acompanhado seus relatórios semanais que começaram há um mês.

A ação dos governadores decretando rapidamente quarentena quando se contabilizava poucos casos no Brasil fez a curva de mortes no país iniciar um declínio que permitiria ao país, hoje, já estar discutindo formas e prazos de relaxar com segurança o isolamento social.

Porém, a mesma ação que impediu uma explosão de mortes e lotação das UTIs em um primeiro momento da pandemia fez com que a quarentena fosse relaxada pelo uso político, que ele não nomeou diretamente, mas que nós sabemos qual foi. O resultado foi o crescimento veloz da curvas de mortes e contaminados e os sistemas de saúde do país caminhando para um colapso generalizado.

“O Brasil quase conseguiu evitar isso” – afirmou hoje um pesaroso Atila Iamarino que tentou alertar o país do caos que já chegou a algumas regiões, mas que deve se generalizar nas próximas semanas.

O esforço em analisar a situação brasileira esbarra ainda na falta de dados confiáveis do Ministério da Saúde, que não informa o nível de ocupação das UTIs do país e que não tem feito testes suficientes para se acompanhar e minimizar os efeitos da pandemia. Há que se estimar a real situação com os dados informados pelas secretarias estaduais que, mesmo tomados nas melhores estimativas, mostram uma tragédia de grandes proporções a caminho.

O lockdown decretado em São Luís nesse domingo (3) precisa ser uma medida tomada com urgência em diversas outras cidades. Cada dia perdido nessa medida significará um incremento muito acentuado de mortes.

No fim, o biólogo mostrou que a letalidade da COVID-19 é 15 vezes maior que a da gripe comum e que medidas como a da “contaminação de rebanho”, deixando a população se contaminar para a maioria se autoimunizar como defende alguns grupos, significaria termos mais de um milhão de mortos, número apontado pelo biólogo há um mês, em sua primeira live.

Sair da versão mobile