Ciro Gomes participará de seminário sobre Reforma Tributária

Ciro Gomes participará de seminário sobre Reforma Tributária 1

O terceiro colocado nas eleições presidenciais de 2018, Ciro Gomes, participará de um seminário sobre a Reforma Tributária este fim de semana em São Paulo. O seminário é organizado pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini e PDT da cidade de São Paulo e contará também com palestras dos economistas Mauro Benevides Filho (PDT/CE) e Nelson Marconi (PDT/SP), dos presidentes do PDT Nacional, Carlos Lupi, e municipal, Antonio Neto, e da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, Manoel Dias.

O evento será no sábado, 28 de setembro, às 09h00 na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), na rua General Jardim, 522. O seminário é aberto ao público com inscrições pelo link (clique aqui) divulgado nas redes sociais do PDT da cidade de São Paulo. As inscrições são limitadas e se encerram na sexta, 27 de setembro.

O seminário acontece no momento em que o Congresso Nacional avança na agenda econômica do governo de Jair Bolsonaro, através do ministro da Economia Paulo Guedes, e começa a discutir a pauta da Reforma Tributária após a aprovação da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados e a perspectiva de sua aprovação no Senado até o fim do ano.

Ciro Gomes e o PDT apresentaram na campanha presidencial um extenso e complexo Projeto Nacional de Desenvolvimento, que envolvia tanto uma Reforma da Previdência como uma Reforma Tributária. No entanto, a proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro foi considerada inaceitável pelo PDT por prejudicar os trabalhadores e os mais pobres, ao contrário da proposta apresentada pelo pedetista, que buscava garantir o sistema de repartição e assistência social para os mais pobres, a contribuição patronal em um sistema de capitalização gerido por fundos controlados pelos trabalhadores, além de um sistema de transição que garanta os direitos adquiridos.

Além disso, o presidenciável que obteve quase 14 milhões de votos, tem fiscalizado todos os números orçamentários e os resultados das políticas públicas do governo trimestralmente através do Observatório Trabalhista, que reúne dados estatísticos oficiais analisados por uma equipe de acadêmicos.

Nessa toada, Ciro Gomes vem conduzindo a oposição ao governo Bolsonaro em termos de fiscalização e apresentação de propostas. É neste contexto que aparece o seminário sobre Reforma Tributária, para discutir com a sociedade brasileira as diferentes propostas para resolução dos problemas econômicos e sociais do país de acordo com as agendas nacionais dos poderes Executivo e Legislativo.

Na sexta-feira, Ciro irá ser entrevistado por Antonio Neto e Gabriel Cassiano no programa Mais Opinião com o tema “O Desmonte da Soberania Nacional”, que poderá ser assistido nas redes sociais. Este também tem sido assunto central da militância do pedetista que busca impedir a venda ilegal de setores estratégicos do Brasil para estrangeiros, como a Embraer, a Petrobras, entre outras empresas fundamentais ao desenvolvimento nacional.

Sair da versão mobile