75 anos de fundação da FDJ – a Juventude Alemã Livre!

75 anos de fundação da FDJ - a Juventude Alemã Livre! (3)

Por Lucas Rubio – Há 75 anos, em 7 de março de 1946, nascia a brilhante organização Freie Deutsche Jugend (FDJ) – a Juventude Alemã Livre.

Essa organização reunia os jovens da Alemanha libertada pelos soviéticos e tinha como função primordial, no momento de sua fundação, promover um trabalho de limpeza ideológica entre a juventude alemã, contaminada por anos de propaganda nazista e envolvida diretamente nos esforços desesperados de guerra nos últimos momentos do Terceiro Reich.

A FDJ organizou os jovens sob uma bandeira azul que representava a paz, amizade e socialismo. Além da desnazificação da juventude, a FDJ se engajou na reconstrução do país, totalmente arrasado pela Segunda Guerra Mundial, e na educação ideológica da juventude orientada no marxismo-leninismo e nos comportamentos de uma nova sociedade comunista.

“Venha conosco! Estamos construindo um futuro pacífico e belo”, diz o cartaz da FDJ que buscava atrair novos membros.

Aos poucos, foi aumentando o número de membros e o alcance de suas atividades, ganhando cada vez mais relevância política. Em 1949, participou ativamente da fundação do Estado operário-camponês alemão, a República Democrática da Alemanha.

Após da fundação da RDA, a FDJ começou a se concentrar em outras atividades destinadas à juventude. No ápice, com mais de 2 milhões de membros, organizava festivais juvenis de teatro, dança, música, além de acampamentos, viagens a outros países socialistas, comícios políticos, protestos e atividades do mesmo tipo.

O internacionalismo também era uma bandeira da FDJ. Ela chegou a enviar um destacamento voluntário para a Coreia do Norte em 1953, auxiliando a reconstrução do país após a guerra movida pelos EUA. Nas décadas seguintes, organizou vários protestos contra guerras de agressão no Vietnã e em apoio às revoluções na África e América Latina.

Em 1989, entretanto, sofreu duros golpes com o desmantelamento da Alemanha Oriental. Mesmo assim, após vários percalços e perda massiva de membros, continuou suas atividades, existindo até hoje. Atualmente, a FDJ reúne jovens progressistas e comunistas de toda a Alemanha e é associada à Federação Mundial da Juventude Democrática.

Cabe dar os louros para a FDJ no êxito durante a delicadíssima tarefa do pós-guerra de reunir os jovens ao entorno de um ideal socialista de mundo. Reeducar pessoas que cresceram pelo menos a maior parte de suas vidas sob a educação nazista nas escolas acreditando em sua superioridade racial sobre o mundo, com uma visão extremamente reacionária, para uma nova mentalidade baseada na amizade, na luta de classes, na paz mundial e na cooperação realmente é um feito incrível, jamais alcançado na porção ocidental da Alemanha, por exemplo.

Glórias aos 75 anos de fundação da Juventude Alemã Livre!
Que um dia ocupe as ruas da Alemanha mais uma vez com bandeiras vermelhas e corações voltados para a construção de um novo mundo!

Por Lucas Rubio

Sair da versão mobile